XIX Curso de Inverno da Diocese de Itabira- Coronel Fabriciano

451

A 19ª edição do Curso de Inverno da Diocese de Itabira- Coronel Fabriciano aconteceu do dia 19 a 23 de junho de 2019, no Salão Pastoral da Comunidade Bom Pastor, Paróquia Santo Antônio de Melo Viana. Preparado com carinho pela equipe do Curso e a Paróquia, que tem como pároco, Pe. Ronaldo Torre, sendo o mesmo previsto para o ano passado, mas devido a greve de caminhoneiros não pode acontecer. Ansiosos por acolher e fazer acontecer o curso, Pe. Ronaldo e a paróquia se estruturam e prepararam-se com esmero para tornar realidade este espaço formativo de convivência, partilha, ecumenismo, crescimento mútuo.

Este ano o tema foi “Evangelização e os Desafios no Mundo Urbano” e o lema: Não se amoldem às estruturas deste mundo, mas transformem-se pela renovação de sua mente (Rm 12, 2) A Assessoria ímpar do 19º Curso de Inverno foi da Pastora Romi Bencke, da Igreja Luterana, Secretária Geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC)e do Pe. Nelito Dornelas, membro do clero da Diocese de Governador Valadares. Ambos trouxeram reflexões muito pertinentes para o contexto atual. As plenárias ajudaram a ampliar o olhar de globalidade, pensar além do nosso mundinho, do nosso quintal. Pensar a cidade, a América Latina, o Terceiro Mundo, o Mundo. Perceber onde é que o Espírito está falando. Para além disso, ter maturidade, saber enfrentar e trabalhar os conflitos que sempre existiram, existem e vão existir, no interior da Igreja e da sociedade. Ficou fortalecida a consciência de que é necessário ocupar espaços, relançar o projeto de uma Igreja comprometida com a grande maioria “dos degredados filhos de Eva” e que “choram neste vale de lágrimas”, suspirando e esperando a libertação (cf. Rm 8,18-27).

Momentos fortes a partir da mística e espiritualidade do curso foram enriquecidos e valorizados na solenidade de Corpus Christi congregou mais de 2000 pessoas na noite de 20 de junho de 2019, na Paróquia Santo Antônio de Melo Viana, com a presença e gratidão do Pastor Abraão á comunidade e ao Pe. Ronaldo.
A mística da juventude, da força das mulheres guerreiras, do cuidado com a casa comum, com ouvir os clamores que brotam do povo sofrido, juntamente com oficinas oportunizando os temas: Paz e Violência, Mobilidade Urbana, Organização do povo no atual momento político e Religiosidade Popular. Fechando com a noite cultural. A cultura da indiferença edifica uma barreira intransponível entre nós e os outros. O espaço do Curso de inverno faz experienciar Valores de um outro mundo possível.

Manhã de Domingo, 23 de junho de 2019, momento de render graças, pela realização do XIX Curso de Inverno da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. A Missa na Igreja do Bom Pastor foi presidida pelo Pe. Nelito Dornelas e concelebrada pelo Pe. Ronaldo. Pe. Nelito agradeceu a Paróquia pelo acolhimento e zelo com o Curso de Inverno, destacou a importância do mesmo como espaço de Formação e crescimento humano e espiritual… Em sua homilia destacou o sentido da Cruz na vida do Cristão…pensar em Jesus sem cruz e fazer dele um “mestre espiritual” e o de uma cruz sem Cristo, isto é, não ter esperança, em uma espécie de “masoquismo” espiritual… …Destacou a importância do Pai, do Pão e do Perdão para nossa caminhada de fé… Celebramos a certeza de que quem escolhe acompanhar Jesus vai também tomando consciência que a opção pela vida pode conduzi-lo à Cruz. Mas não basta carregar a Cruz; a novidade cristã é carregá-la como Jesus. Essa é a nova maneira de carregar a Cruz que Jesus nos ensina: transformá-la em sinal e fonte de amor e de entrega. Ao final Pe. Ronaldo agradeceu de modo muito especial toda Paróquia que não mediu esforços, abraçou junto a ele o compromisso de fazer acontecer o Curso de Inverno…
Após a missa houve os momentos de avaliação, agradecimentos, entrega de certificados e envio do XIX Curso de inverno. A Região Pastoral II recebeu a Vela com compromisso de sediar o próximo Curso. Compromisso de não deixar morrer esta chama…

O Desejo ardente no Coração de Todos é poder estar presente e fazendo acontecer se possível no próximo ano….

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui