Santuário Bom Jesus de Matozinhos
Conceição do Mato Dentro / MG – 04 de setembro de 2022.
Com o tema “Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum” e o lema
“Aos pés do bom Jesus, cuidar da Mãe Terra, das Águas e da Vida”,
foi realizado em Conceição do Mato Dentro – MG, na diocese de
Guanhães, a V Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce
com presença das Províncias Eclesiásticas de Mariana e Diamantina.
Por iniciativa da Comissão do Meio Ambiente da Província Eclesiástica de Mariana e do Fórum Permanente em Defesa da Bacia do Rio Doce, as comunidades de fé, em comunhão com a Igreja, caminharam juntas em defesa da Casa Comum, em particular no anúncio e denúncia em prol da regeneração da Bacia do Rio Doce, de sua fauna, flora, águas e terra. Esta expressão de fé é resposta ao clamor de nosso amado Papa Francisco que tem implorado a humanidade em favor da vida e do meio ambiente.
Otacílio Ferreira Lacerda, bispo da Diocese de Guanhães, acolheu com muito carinho a V Romaria das Águas e da Terra e coordenou as celebrações em nome de seus irmão Arce(bispos) das duas Províncias Eclesiásticas, animando e convidando aos romeiros e romeiras a se somarem nessa caminhada de construção da sociedade do Bem Viver.
Os missionários e missionárias das Arqui(dioceses) realizaram na noite de sábado a vigília da V Romaria e ao nascer do sol de domingo, começavam a chegar as caravanas de romeiras e romeiros, que reuniu mais de duas mil pessoas na caminhada pelas ruas da cidade em direção ao Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, onde foi levantada a Cruz Peregrina da V Romaria.
Os romeiros e romeiras demonstraram aos moradores da cidade o clamor de um povo peregrino, que carrega em suas vidas sinais de fé e esperança em favor da vida.
Após a exaltação da Cruz pelos romeiros, símbolo da fé e compromisso cristão, foi presidida a missa de encerramento por D. Otacílio e concelebrada por inúmeros padres, diáconos, seminaristas, romeiros e romeiras, concluindo com a partilha do almoço para todos os presentes.
Otacílio por várias vezes repetiu a frase: “Quem participa das manifestações no Santuário Bom Jesus de Matozinhos em Conceição do Mato Dentro nunca mais será a mesma pessoa”, há um fortalecimento da fé nestes grandes eventos que marcam profundamente a vida do cristão.
Predomina uma consciência de que, além da celebração de fé e da vida, há nestas Romarias das Águas e da Terra um exercício político que se coloca ao lado da defesa do meio ambiente e da proteção de nossos rios e matas como nos instrui com muita autoridade, entusiasmo e competência o nosso estimado Papa Francisco em sua encíclica Lautato Si.
Estamos caminhando na conscientização e animação do povo de Deus em favor do Bem Viver em nossa Casa Comum. A próxima Romaria, já está agendada, será no próximo ano (2023), na Diocese de Colatina no Estado do Espírito Santo. A Comunidade de fé da Diocese de Colatina, animada espiritualmente por D. Lauro Sérgio Versiane Barbosa, receberá os romeiros e romeiras de Minas e Espirito Santo.
Que o bom Deus continue abençoando esta caminhada de fé em favor da Vida e do Bem Viver.
Wellington Azevedo,
Membro da Comissão do Meio Ambiente da Província Eclesiástica
de Mariana e do Fórum Permanente em Defesa da Bacia do Rio Doce
(Fotos: Ana Dalva e Wellington)