São Sepé Tiaraju

1263

São Sepé Tiaraju

Pe Nelito Dornelas

 

Queria escrever um artigo sobre o Brasil, mas não me vinha à mente nada de bom e relevante que merecesse tal importância. De repente um colega me disse que há uma grande diferença entre a abelha e a mosca. A abelha sobrevoa um monte de estrume e encontra ali uma florzinha com a qual se deleita, ao passo que a mosca, diante de um belo jardim, é capaz de encantar-se com um coco de gato.

Resolvi me revestir de abelha e me encantei diante de uma flor sem defesa no meio de tanto estrume, o anúncio pela Igreja Católica da beatificação de Sepé Tiaraju.

Quem foi Sepé? Meu primeiro contato com ele se deu por esta música:

Nas missões de Sete Povos nasceu um dia Sepé/ Trazendo uma cruz na testa cicatriz sinal da fé/ Quando o sol batia nele essa cruz resplandecia/ Por isso lhe deram o nome Tiaraju, a luz do dia/ Quando o exército de Espanha e Portugal, chegou aqui/ Para expulsar dos Sete Povos toda gente Guarani/ Tiaraju que era cacique reuniu os seus guerreiros/ E sem medo dos canhões atacou só com lanceiros./ Tiaraju morreu peleando no arroio Caiboaté/ Mas depois noutro combate todos viram São Sepé/ Que vinha morrer de novo junto à gente Guarani/ Pra embeber seu sangue todo neste chão onde nasci/ Mais um valente guerreiro a morrer pelo seu pago/ É por isso que seu nome pro Rio Grande é sagrado/ São Sepé subiu pro céu e sua cruz ficou no azul/ Cai a noite ela rebrilha ele é Cruzeiro do Sul. SEPÉ TIARAJU SEPÉ TIARAJU.

 

Sepé Tiaraju(1733-1756), em guarani significa “facho de luz”, foi batizado como José criado pelos padres jesuítas. Ao espírito de liberdade Guarani incorporou a cultura cristã, tornando-se um dos maiores líderes dos Guarani dos Sete Povos.

 

Sepé era o corregedor, prefeito, de São Miguel, a segunda cidade mais populosa do cone sul com 10 mil habitantes.

 

Suas qualidades e carisma ganharam notoriedade com a Guerra Guaranítica(1753-1756),consequência doTratado de Madrid(1750) entrePortugale Espanha,através do qualPortugal concederia a Colônia de Sacramento, hoje Paraguai, àEspanhaem troca da região dosSete Povos. Os indígenas teriam de deixar suas terras e viver na condição de escravos. A culminância foi a Batalha de Caibo até com a dizimação de 1500 indígenas.

O processo de beatificação de Sepé Tiaraju teve início em 2015 e foi batizado por “Santo ainda que tarde!” E em fevereiro de 2019 foi declarado pela Igreja como Servo de Deus, sinalizando que Sepé Tiaraju está rumo aos altares, com direito a ter seu nome inserido no martirológio, a um dia de festa por ano no calendário litúrgico, direito a culto universal, a ser invocado por todos os cristãos como modelo de santidade, a ser declarado padroeiro dos prefeitos, dos líderes populares e dos povos indígenas.

A canonização de Sepé é uma causa da Igreja e do povo. Ele já é santo canonizado popularmente pelos índios e pelos pobres do Rio Grande do Sul.A importância da canonização cresce, quando olhamos para a situação em que se encontram os indígenas de hoje no Brasil.

Sepé não é um mito e sim um sujeito histórico concreto e datado, um símbolo histórico do índio missioneiro do século dezoito. Sua significância histórica e lendária reside na luta e na resistência pelos direitos de seu povo: terra, cultura, língua e dignidade. Foi morto combatendo, no dia07 de fevereiro de 1756, nas margens da sanga da Bica, em Batovi, hoje município de São Gabriel-RS.

Sua relevância é reconhecida por lei, tendo sido declarado “Herói Guarani Missioneiro Rio-Grandense” pela Lei estadual número 12.366 (D.O.E. de 04/11/2005) e inscrito no “Livro dos Heróis da Pátria” pela Lei federal 12.032 (D.O.U. de 21/09/2009) e incluído no Panteão dos heróis da Pátria, em 2010, ao lado de Tiradentes e Zumbi dos Palmares.A experiência das Missões dos Sete Povos foi reconhecida como “Triunfo da Humanidade” pelo filósofo Voltairee como “Experiência única na humanidade”pela UNESCO.São Sepé Tiaraju, rogai pelo Brasil nesta hora tão desafiante de nossa história.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui