Roteiro e reflexão do 2º Domingo do Advento

1121

Organizado por Vasco Lagares – Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano

08 de dezembro de 2019

IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA

Vamos continuar a montagem do Presépio, fazer um momento Mariano, fazendo referência à Imaculada Conceição de Maria.

REFRÃO

Ó vem, Senhor, não tardes mais!

Vem Saciar nossa Sede de Paz!

Ani. Neste segundo domingo de nossa preparação para a vinda do Salvador, nossas comunidades celebram a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. A Mãe do Salvador só poderia ser uma pessoa que também traz em sua essência, a marca da santidade. Ela, foi concebida para assumir com dignidade a maternidade divina. Que nesta Festa, possamos, com Maria, nos preparar para a vinda daquele que é o Caminho para a libertação integral para a humanidade. O “sim” dito por Maria nos encoraje para o trabalho de construção de um mundo de justiça e paz. Cantemos.

RITOS INICIAIS

  1. CANTO DE ENTRADA

Imaculada Maria de Deus, / coração pobre, acolhendo Jesus! / Imaculada Maria do povo, / Mãe dos aflitos que estão junto à cruz!

  1. Um coração que era Sim para a vida, / um coração que era Sim para o irmão, / um coração que era Sim para Deus: / Reino de Deus renovando este chão!
  2. Olhos abertos pra sede do povo, / passo bem firme que o medo desterra, / mãos estendidas que os tronos renegam: / Reino de Deus que renova esta terra!
  3. Faça-se, ó Pai, vossa plena vontade: / que os nossos passos se tornem memória / do Amor fiel que Maria gerou: / Reino de Deus atuando na história!
  1. ACOLHIDA E SAUDAÇÃO

PR: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo

ASS: Amém

PR:Irmãos e irmãs, o Senhor está perto! Que sua paz esteja com vocês!

ASS: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

  1. ACENDIMENTO DA VELA DA COROA

(alguém acende a vela da coroa, fazendo a oração)

Oração: A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça! 

O presidente pode acolher a todos e falar, em breves palavras do sentido da celebração. Se for possível, as pessoas podem dizer as situações que são sinais da vinda de Jesus ou que estão a clamar por sua vinda.

  1. ATO PENITENCIAL:

PR: Irmãs e irmãos, invoquemos a Cristo, no início desta celebração, confessando a nossa fé na vitória do amor sobre o pecado. Peçamos sua misericórdia:

1-Eu confesso a Deus e a vós irmãos, tantas vezes pequei não fui fiél: Pensamentos e palavras, atitudes e omissões….   Por minha culpa, tão grande culpa.

Senhor, piedade!   Cristo piedade!

Tem piedade, ó Senhor (2x)

2-Peço a virgem Maria, nossa mãe e a  vós, meus irmãos, rogueis por mim. A Deus pai que nos perdoa e nos sustenta por sua mão. Por teu amor, Teu grande amor.  Ref…

Pres: Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

Ass: Amém.

5 ORAÇÃO DO DIA

PR.: Ó Deus, que preparastes uma digna habitação para o vosso filho pela imaculada conceição da virgem Maria, preservando-a de todo pecado em previsão dos méritos de Cristo, concedei-nos chegar até vós purificados também de toda culpa por sua materna intercessão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

AS.: Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

  1. PRIMEIRA LEITURA – Gênesis 3,9-15.20

Leitura do livro do Gênesis.

  1. SALMO – 97
  2. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!
  1. SEGUNDA LEITURA – Efésios 1,3-6.11-12

Leitura da carta de são Paulo aos Efésios.

  1. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia, aleluia.

Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo! (Lc 1,28)

  1. EVANGELHO – Lucas 1,26-38

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

  1. HOMILIA\REFLEXÃO

A Realidade

Com crianças que se preparavam para a primeira confissão refletíamos sobre um desenho que lembra a árvore bíblica do conhecimento do bem e do mal, chamada por nós de “árvore do sabe-tudo”.  Falávamos da cobiça do ser humano de ser igual a Deus, sabe-tudo, absoluto.

Perguntei às crianças se já haviam experimentado o gosto da “fruta do sabe tudo”. Cada um respondia, falando de suas travessuras e mau comportamento. A certa altura um menino perguntou: – O Sr. também já não experimentou? Tive de responder: – É claro que sim, só Jesus e Maria nunca experimentaram. É o que diz a nossa fé. E, com relação a Maria, é o que hoje celebramos.

A Palavra

O Evangelho fala da anunciação do Anjo. Aquela que era mulher, jovem, pobre e de uma aldeia desprezada é saudada pelo Anjo – e por nós também – como “cheia de graça”. Essa expressão “cheia de graça” hoje nos fala da vitória de Maria sobre todo pecado.

Celebramos Maria cheia de graça, livre do pecado, da cobiça, do gosto da “fruta do sabe-tudo”, desde sua concepção. Por isso dizemos Imaculada Conceição ou Maria concebida sem a mancha do pecado.

A Primeira Leitura é o final da estória da entrada do pecado no mundo. É estória nada histórica, mas é a maior verdade da história. A cobra dá medo. A primeira reação é tentar esmagar-lhe a cabeça. A ameaça da cobra e a reação nossa são símbolos da luta contra a nossa cobiça. É uma luta que continua e na qual nunca nos poderemos considerar vencidos nem vencedores em definitivo.

Lembramos hoje que Maria, mãe de Jesus, venceu, esmagou a cabeça da serpente do pecado. Está nas imagens da Imaculada Conceição, onde Maria pisa a cabeça de uma serpente.

Padre Zé Luis – Diocese de Guaxupé-MG

  1. PROFISSÃO DE FÉ
  1. PRECES DA ASSEMBLÉIA

PR: Irmãos e irmãs, contamos com a força do amor materno, para nos ajudar em nossa caminhada ruma ao Céu. Com o apoio da Imaculada rezemos a Deus com fé:

  1. Atendei-nos Senhor1
  2. Por nossas Comunidades eclesiais, para que respondam com o seu “sim”, o chamado para sermos construtores da paz e da justiça, rezemos com fé.
  3. Pela Igreja, que seja sinal de esperanças para os que sofrem e, por meio de nossos pastores, possa acolher como uma mãe a todos os seus filhos e filhas, rezemos com fé.
  4. Por nossos jovens, mulheres, pessoas que vivem nas periferias e aglomerados de nossas cidades, para que possam viver com dignidade, paz e solidariedade, rezemos com fé.
  5. Que a fé na força materna de Maria, aumente nossa fé e conhecimento da pessoa de Jesus Cristo, e assim, assumir a construção de seu Reino de vida, rezemos com fé.
  6. Por cada família desta comunidade, para que tenha como modelo a família de Nazaré, sinal de serviço e dedicação ao Reino dos Céus, rezemos com fé.

PR.: Pai, acolha as orações de vosso povo, Tu que és Deus Conosco, e vive para sempre. AS.: Amém.

LOUVOR E AÇÃO DE GRAÇAS

Ani. Tendo participado da mesa da Palavra, participemos agora da mesa da Eucaristia, façamos nossa oferta material.

  1. CANTO DAS OFERTAS

1- Sobe a Jerusalém, Virgem oferente sem igual. Vai apresenta ao Pai teu Menino Luz que chegou no Natal. E junto a sua cruz, quando Deus morrer fica de pé. Sim, Ele te salvou, mas O ofereceste por nós com toda fé.

2- Nós vamos renovar este Sacrifício de Jesus: Morte e Ressurreição: vida que brotou de sua oferta na Cruz.

Mãe, vem nos ensinar a fazer da vida uma oblação: Culto agradável a Deus é fazer oferta do próprio coração

  1. LOUVAÇÃO E AÇÃO DE GRAÇAS

16. Irmãos é muito bom louvar a Deus, fiel e bondoso. Desde o começo do mundo, Tu te revelaste aos antigos pais e mães de nossa fé como Deus santo e amigo da humanidade. Por meio dos profetas, falaste ao povo da primeira aliança e tuas palavras se cumpriram em Jesus teu filho amado, a quem esperamos.

ASS. Vem, vem Senhor Jesus.

  1. João Batista lá no deserto, apontou para nós o messias e deu testemunho de sua luz. Maria, recebendo o anúncio do anjo, ficou gravida do Verbo. E tuas palavras se cumpriram na plenitude dos tempos pela vinda de Jesus Cristo, nosso salvador!

ASS. Vem, vem Senhor Jesus.

  1. Hoje teu povo reunido em louvação é sinal de que teu reino está chegando. Acolhe nosso desejo de sermos unidos em Jesus Cristo e de vermos brilhar em nossa humanidade o esplendor da sua luz.

ASS. Vem, vem Senhor Jesus.

  1. PR. Apressa o tempo da vinda de Teu Reino. Recebe o louvor de todo o universo e a prece que elevamos a Ti com as palavras que Cristo nos ensinou:

AS.: Pai Nosso…

RITO DE COMUNHÃO

MESC:Relembrando de Jesus que, muitas vezes, reuniu-se com os seus para comer e beber, revelando que o teu reino havia chegado, nós também nos alegramos com Ele neta mesa.

MESC:Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

AS.: Senhor, eu não sou digno(a)…

  1. CANT0 DE COMUNHÃO

Povo de Deus, foi assim: Deus cumpriu a

palavra que diz: “Uma virgem irá conceber”.

E a visita de Deus me fez mãe! / – Mãe do

Senhor, nossa Mãe, nós queremos contigo

aprender a humildade, a confiança total,

e escutar o teu Filho que diz:

REFRÃO: Senta comigo à minha mesa,

/ nutre a esperança, reúne os irmãos, /

planta meu Reino, transforma a terra.

/ Mais que coragem, tens minha mão!

  1. Povo de Deus, foi assim: nem montanha

ou distância qualquer me impediu de servir

e sorrir. Visitei, com meu Deus. Fui irmã! /

– Mãe do Senhor, nossa Mãe, nós queremos

contigo aprender desapego, bondade, teu

Sim, e acolher o teu Filho que diz:

  1. Povo de Deus, foi assim: meu menino

cresceu e entendeu que a vontade do Pai

conta mais. E a visita foi Deus quem nos

fez! / – Mãe do Senhor, nossa Mãe, nós

queremos contigo aprender a justiça, a

vontade do Pai, e entender o teu Filho que

diz:

  1. Povo de Deus, foi assim: da verdade

jamais se afastou. Veio a morte e ficou nosso

Pão. Visitou-nos e espera por nós! / – Mãe

do Senhor, nossa Mãe, nós queremos contigo

aprender a verdade, a firmeza, o perdão, e

seguir o teu Filho que diz:

  1. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

PR.: Senhor nossos Deus, que a comunhão na vossa eucaristia cure em nós as feridas do pecado original, do qual Maria foi preservada de modo admirável ao ser concebida sem pecado. Por Cristo, nosso Senhor.

AS.: Amém.

  1. AVISOS
  1. BENÇÃO FINAL
  2. O Deus da paz nos santifique totalmente e nos mantenha vigilantes para o dia da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, agora e sempre.

ASS. Amém

  1. Abençoe-nos o Pai e o Filho e o Espirito Santo.

ASS. Amém

  1. Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe.

ASS. Graças a Deus.

  1. CANTO FINAL
  2. Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás

Contigo pelo caminho, Santa Maria vai

Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem

Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem

  1. Se pelo mundo os homens, sem conhecer-se vão

Não negues nunca a tua mão a quem te encontrar

  1. Mesmo que digam os homens, tu nada podes mudar

Luta por um mundo novo de unidade e paz

  1. Se parecer tua vida inútil caminhar

Lembra que abres caminho, outros te seguirão

 

 

Fonte: Celebração da Palavra no Dia do Senhor

Roteiro de Celebração 1

Ir. Penha Carpanedo, pddm

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui