Roteiro e reflexão do 1º Domingo do Advento

446

01 de dezembro de 2019

Este tempo montamos o presépio, como de costume, e a coroa do Advento. Para o presépio, a cada domingo, podemos ir acrescentando uma etapa, até a noite de véspera do Natal. O acendimento da coroa do Advento, marca nossa preparação semanal para a vinda do Salvador.

REFRÃO

Louvarei a Deus, seu nome bendirei  

Louvarei a Deus, Ele é minha salvação

Ani. Irmãos e irmãs, iniciando hoje um novo Ano Litúrgico com este tempo forte de espiritualidade vigilante e esperançosa. O tempo do Advento é um tempo de dupla espera: espera pela segunda vinda de Cristo e preparação para fazermos memória da primeira vinda do Verbo, que se fez carne. Que neste tempo forte de conversão e vigilância, abramos nossos corações para o chamado de Deus e nos coloquemos a serviço de nossos irmãos e irmãs que, em suas necessidades, precisam de nosso apoio e solidariedade. Cantemos

RITOS INICIAIS

  1. CANTO DE ENTRADA

Vigiai, vigiai, eu vos digo. / Não sabeis qual o dia

ou a hora. / Vigiai, vigiai, repito. / Eis que vem o

Senhor em sua glória.

  1. Foste amigo, antigamente, / desta terra que amaste,

/ deste povo que escolheste; / sua sorte melhoraste,

/ perdoaste seus pecados, / tua ira acalmaste.

  1. Escutemos suas palavras, / é de paz que vai falar; /

paz ao povo, a seus fiéis, / a quem dele se achegar.

/ Está perto a salvação, / e a glória vai voltar.

  1. Eis: Amor, Fidelidade / vão unidos se encontrar; /

bem assim, Justiça e Paz / vão beijar-se e se abraçar.

/ Vai brotar fidelidade / e Justiça se mostrar.

  1. ACOLHIDA E SAUDAÇÃO

PR: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo

ASS: Amém

PR: Irmãos e irmãs, o Senhor está perto! Que sua paz esteja com vocês!

ASS: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

  1. ACENDIMENTO DA VELA DA COROA

(alguém acende a vela da coroa, fazendo a oração)

Bendito seja o Deus da vida, pela luz de Cristo, estrela da manhã, a quem esperamos com toda a ternura do coração1

O presidente pode acolher a todos e falar, em breves palavras do sentido da celebração. Se for possível, as pessoas podem dizer as situações que são sinais da vinda de Jesus ou que estão a clamar por sua vinda.

  1. ATO PENITENCIAL:

PR: Irmãs e irmãos, invoquemos a Cristo, confessando a nossa fé na vitória do amor sobre o pecado. Peçamos sua misericórdia:

Pres: Tende compaixão de nós, Senhor.

Ass: Porque somos pecadores.

Pres: Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia.

Ass: E dai-nos a vossa salvação.

Pres: Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ass: Amém.

Pres: Senhor, tende piedade de nós.

Ass: Senhor, tende piedade de nós.

Pres: Cristo, tende piedade de nós.

Ass: Cristo, tende piedade de nós.

Pres: Senhor, tende piedade de nós.

Ass: Senhor, tende piedade de nós.

5 ORAÇÃO DO DIA

PR.: Ó Deus todo poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espirito Santo.

AS.: Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

  1. PRIMEIRA LEITURA – Is 2, 1-5

Leitor.  Leitura do Livro do Profeta Isaías

  1. SALMO – Sl 121, 1-2.4-5.6-7.8-9
  2. Que alegria, quando me disseram:’Vamos à casa do Senhor!
  3. SEGUNDA LEITURA – Rm 13,11-14a

Leitor. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos

  1. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia, aleluia.

Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e a vossa

salvação nos concedei!

  1. EVANGELHO – Mt 24,37-44

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus

  1. HOMILIA\REFLEXÃO

Padre Zé Luiz

A Realidade

No feriado de 15 de novembro as lojas da Rua 25 de Março estarão abertas e o comércio funcionando a todo vapor. A partir de 10 horas a rua será interditada para veículos, porque o movimento de compradores e vendedores será grande. É o Natal que está chegando. O Natal deste ano será melhor que o do ano passado, o comércio vai vender muito mais”.

Que Natal é esse? Isso é que é preparação para o Natal? O Advento, que hoje começamos, não é preparação para o Natal, é extensão do Natal, é celebração da Vinda de Jesus. Ontem, hoje e no encontro final.

A Palavra

Na primeira Leitura de hoje, o profeta Isaías, em meio às guerras e ameaças de guerra, fala da Lei divina e da comunidade de fé, ontem Sião ou Jerusalém, hoje nossas comunidades de Igreja que celebram e vivem a chegada do Senhor. São esperança e luz para todas as nações, a fim de que transformem as armas em ferramentas de trabalho.

As comunidades de Roma, apesar de pobres, viviam na capital do Império. Ali não havia limites para o consumo e o gozar a vida. Paulo, na segunda Leitura de hoje, convida a não cair na tentação.

O Evangelho está falando da destruição de Jerusalém que aconteceu quarenta anos após a morte-ressurreição de Jesus. Jesus tinha dito no v. 34 que o fato se daria ainda naquela geração. Fala do imprevisto como foi o dilúvio e do provável destino desigual de pessoas que estavam no mesmo lugar e até no mesmo trabalho.

O fim de mundo que foi a destruição de Jerusalém é visto como a chegada do “filho do homem” Jesus, juiz da humanidade. Precisamos estar vigilantes, atentos aos sinais dos tempos, ao que Deus nos fala nos fatos, até mesmo em cada acontecimento do dia a dia.

Daí o trecho lido hoje passa a falar do fim pessoal de cada um. Apenas duas coisas são certas: a morte chega e não se sabe a hora. As duas certezas devem preparar-nos para ir ao encontro do Senhor que vem.

O Mistério

A Eucaristia é sempre um julgamento. A partilha do Pão condena este mundo fabricado com a matéria prima da desigualdade e movido pela energia da competição. Quando em Corinto reproduziam na própria celebração as desigualdades do mundo, Paulo disse “cuidado para não serem condenados com este mundo, cuidado para não estarem comendo a própria condenação”.

  1. PROFISSÃO DE FÉ
  2. PRECES DA ASSEMBLÉIA

PR: Irmãos e irmãs, em comunhão com todas as pessoas que esperam a manifestação de Deus, para sua libertação, oremos com fé:

  1. Vem Senhor, vem libertar o seu povo.
  2. Vem senhor, escuta os clamores do povo trabalhador, que na situação de desemprego e subemprego, esperam levar para sua casa o sustento para sua família. Oremos com fé.
  3. Vem senhor, escuta os clamores das mulheres e jovens, vitimas preferenciais da violência que assola nossas cidades, lhes dê o conforto e a coragem necessária para suplantar estas situações, oremos com fé.
  4. Vem Senhor, anima nossa comunidade, igreja povo de Deus, no cumprimento de amar a todos e promover a vida entre nós. Oremos com fé.
  5. Vem Senhor, fortalece a fé e o ministério de nossos Bispos, Padres e lideranças leigas, para que sirvam com amor aos que necessitam. Oremos com fé.
  6. Vem Senhor, dê perseverança aos jovens, para que não se percam nos caminhos deste nosso tempo, e esperem com fé a Jesus, caminho, verdade e vida. Oremos com fé.

PR.: Pai, acolha as orações de vosso povo, Tu que és Deus Conosco, e vive para sempre. AS.: Amém.

LOUVOR E AÇÃO DE GRAÇAS

Ani. Tendo participado da mesa da Palavra, participemos agora da mesa da Eucaristia, façamos nossa oferta material.

  1. CANTO DAS OFERTAS

A nossa oferta apresentamos no altar e te pedimos: Vem, Senhor, nos libertar!

  1. A chuva molhou a terra, o homem plantou um grão. A planta deu flor e frutos, do trigo se fez o pão.
  2. O homem plantou videiras, cercou-as com seu carinho. Da vinha brotou a uva, da uva se fez o vinho.
  3. Os frutos da nossa terra e as lutas dos filhos teus, serão, pela tua graça, pão vivo que vem dos céus.
  4. Recebe, Pai, nossas vidas, unidas ao pão e vinho e vem conduzir teu povo, guiando-o no teu caminho.
  5. LOUVAÇÃO E AÇÃO DE GRAÇAS
  6. Irmãos é muito bom louvar a Deus, fiel e bondoso. Desde o começo do mundo, Tu te revelaste aos antigos pais e mães de nossa fé como Deus santo e amigo da humanidade. Por meio dos profetas, falaste ao povo da primeira aliança e tuas palavras se cumpriram em Jesus teu filho amado, a quem esperamos.

ASS. Vem, vem Senhor Jesus.

  1. João Batista lá no deserto, apontou para nós o messias e deu testemunho de sua luz. Maria, recebendo o anúncio do anjo, ficou gravida do Verbo. E tuas palavras se cumpriram na plenitude dos tempos pela vinda de Jesus Cristo, nosso salvador!

ASS. Vem, vem Senhor Jesus.

  1. Hoje teu povo reunido em louvação é sinal de que teu reino está chegando. Acolhe nosso desejo de sermos unidos em Jesus Cristo e de vermos brilhar em nossa humanidade o esplendor da sua luz.

ASS. Vem, vem Senhor Jesus.

  1. PR. Apressa o tempo da vinda de Teu Reino. Recebe o louvor de todo o universo e a prece que elevamos a Ti com as palavras que Cristo nos ensinou:

AS.: Pai Nosso…

  1. RITO DE COMUNHÃO

MESC: Relembrando de Jesus que, muitas vezes, reuniu-se com os seus para comer e beber, revelando que o teu reino havia chegado, nós também nos alegramos com Ele neta mesa.

MESC: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

AS.: Senhor, eu não sou digno(a)…

  1. CANT0 DE COMUNHÃO

Vem ó Senhor com o teu povo caminhar

Teu corpo e sangue, vida e força vem nos dar

  1. A boa nova proclamai com alegria, Deus vem a nós, ele nos salva e nos recria. E o deserto vai florir e se alegrar da terra seca, flores, frutos vão brotar
  2. Eis nosso Deus, e ele vem para salvar, com sua força vamos juntos caminhar. E construir um mundo novo libertado do egoísmo, da injustiça e do pecado
  3. Uma voz clama no deserto com vigor: preparai hoje os caminhos do Senhor. Tirai do mundo a violência e ambição que não nos deixa ver no outro o nosso irmão
  4. Distribuí os vossos bens com igualdade, fazei na terra germinar fraternidade. O Deus da vida marchará com o seu povo e homens novos viverão um mundo novo
  5. Vem ó Senhor, ouve o clamor de tua gente que luta e sofre, porém crê que estás presente. Não abandones o teu povo Deus fiel porque teu nome é Deus conosco, Emanuel
  6. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

PR.: Aproveite-nos, ó Deus, a participação nos vossos mistérios. Fazei que eles nos ajudem a amar desde agora o que é do céu e, caminhando entre as coisas que passam, abraçar as que não passam. Por Cristo, nosso Senhor.

AS.: Amém.

  1. AVISOS
  1. BENÇÃO FINAL
  2. O Deus da paz nos santifique totalmente e nos mantenha vigilantes para o dia da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, agora e sempre.

ASS. Amém

  1. Abençoe-nos o Pai e o Filho e o Espirito Santo.

ASS. Amém

  1. Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe.

ASS. Graças a Deus.

  1. CANTO FINAL
  2. Senhor, vem salvar teu povo* das trevas da escuridão.

Só tu és nossa esperança, * és nossa libertação

Vem, Senhor, vem nos salvar, com teu povo vem caminhar

  1. Contigo o deserto é fértil, * a terra se abre em flor.*Da rocha água viva, da treva nasce esplendor.
  2. Tu marchas a nossa frente. * És força, caminho e luz.

Vem logo salvar teu povo, não tardes, Senhor Jesus.

Fonte: Celebração da Palavra no Dia do Senhor

Roteiro de Celebração 1

Ir. Penha Carpanedo, pddm

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui