Elaborado por Vasco Lagares – Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano
3º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B
24 de janeiro de 2021
- REFRÃO MEDITATIVO
Tua palavra é lâmpada para meus pés Senhor
lâmpada para meus pés, Senhor
Luz para o meu caminho
lâmpada para meus pés,Senhor
Luz para o meu caminho.
RITOS INICIAIS
- CANTO DE ABERTURA
Ref.: Alegres vamos à casa do Pai, e na alegria cantar seu louvor. Em sua casa somos felizes: participamos da ceia do amor.
- A alegria nos vem do Senhor; seu amor nos conduz pela mão. Ele é luz que ilumina o seu povo; com segurança, lhe dá a salvação.
- O Senhor nos concede os seus bens; nos convida à sua mesa sentar. E partilha conosco seu pão; somos irmãos ao redor deste altar.
- Voltarei sempre à casa do Pai, de meu Deus cantarei o louvor. Só será bem feliz uma vida que busca em Deus a sua fonte de amor.
- SAUDAÇÃO
Pres. Iniciemos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
- Amém
Pres. O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.
T: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo
- RECORDAÇÃO DA VIDA
O Papa Francisco, em 2019, institui este Terceiro Domingo do Tempo Comum com o Dia da Palavra de Deus. Por meio da Palavra, Jesus nos chama para a missão. Por meio da Palavra, somos convocados a construir um mundo pautado na solidariedade e justiça. Recordemos, como estamos vivenciando a escuta, a partilha e a prática da Palavra de Deus em nossa vida e comunidade. (destacar os que trabalham para propagar a Palavra de Deus)
- ATO PENITENCIAL
Pres. O Senhor Jesus, por meio de Tua Palavra, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai (pausa).
Pres. Senhor, que viestes, não para condenar, mas para perdoar, tende piedade de nós.
- Senhor, tende piedade de nós.
Pres. Cristo, que vos alegrais pelo pecador arrependido, tende piedade de nós.
- Cristo, tende piedade de nós.
Pres. Senhor, que muito perdoais a quem muito ama, tende piedade de nós.
- Senhor, tende piedade de nós.
Pres. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
- Amém
- GLÓRIA
Glória a Deus nos altos céus, paz na terra a seus amados
A vós louvam Rei celeste os que foram libertados!
Glória a Deus, lá nos céus e paz aos seus amém!
Deus e Pai nos vos louvamos, adoramos, bendizemos.
Damos glória ao Vosso Nome, Vossos dons agradecemos!
Senhor, Nosso Jesus Cristo Unigênito do Pai
Vós de Deus Cordeiro Santo, nossas culpas perdoai!
Vós que estai junto do Pai, como nosso Intercessor.
Acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor!
Vós somente sois o Santo, o Altíssimo Senhor.
Com o Espírito Divino, de Deus Pai no esplendor!
- ORAÇÃO DO DIA
Pres. Oremos (silêncio): Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
Refrão:
A Palavra de Deus já chegou, / Nova luz clareou para o povo. (2x)
Quando a Bíblia Sagrada se abriu, / Todo pobre já viu mundo novo. (2x
Pode ser feita uma pequena procissão com o Lecionário, ladeado por duas velas.
- PRIMEIRA LEITURA – Jn 3,1-5.10
Da Profecia de Jonas
- SALMO – 24(25)
Refrão: Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, vossa verdade me oriente e me conduza!
- SEGUNDA LEITURA – 1Cor 7, 29-31
Da Primeira Cartade São Paulo aos Coríntios
- ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
O Reino do Céu está perto! Convertei-vos, irmãos, é preciso! Crede todos no Evangelho!
Durante a Proclamação do Evangelho, duas velas para iluminar.
- EVANGELHO – Mc 1,14-20
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo a Comunidade de Marcos
- HOMILIA
A mensagem de Jesus se resume em poucas palavras: É mudar a cabeça, porque o reinado de Deus está chegando, e acreditar nessa Boa-Notícia.
A palavra que frequentemente se traduz por “conversão” é metanoia. Fácil de entender: meta, como em metamorfose, significa mudança e noia, como em paranoia, indica a cabeça, a mente. O primeiro passo é mudar a cabeça, a maneira de pensar. Sem isso, nada feito. Sem isso, tudo o mais fica apenas como um verniz.
Chegou a hora do reinado de Deus. O domínio da competição, do dinheiro, do mercado, vai acabar.
No mundo de Jesus e dos primeiros discípulos, o reinado era de César, o imperador romano. Ele era o pai de todos, o “padrinho” do império, a todos explorava e todos dependiam dele. Foi chamado de “o deus próximo”. Ele chegava a todos, porque a relação era só de dependência: todos dependiam de “padrinhos”, que dependiam de outros e outros que dependiam de César.
A Boa Notícia (Evangelho) é que agora começa o reinado de Deus. Só ele é pai e todos são irmãos. Acabou a rede de dependência. Jesus vai formar a comunidade que começa o reinado de Deus. A quem ele chama? Humildes pescadores, mas irmãos. Agora todos são irmãos e não mais “afilhados” e “padrinhos”.
É urgente mudar a cabeça e acreditar na Boa Notícia, como o povo de Nínive (1a. Leit.) acreditou na pregação de Jonas.
Celebramos o reinado de Deus, a mudança radical que Jesus realizou ao encarar a morte de cruz. Agora não é mais o orgulho, a competição e o interesse próprio que governam o mundo. Alguém é capaz de se colocar como último e de sacrificar tudo a serviço dos outros.
Agora, sob o comando da cruz, todos são irmãos, participando da mesma mesa.
José Luiz Gonzaga do Prado
Nova Resende – MG
- PROFISSÃO DE FÉ
- PRECES DA COMUNIDADE
Pres. Irmãos e irmãs, atentos à Palavra do Senhor que nos chama e prontos para responder com solicitude, elevemos a Ele as nossas preces e como resposta rezemos:
- Senhor, escutai a nossa prece!
- Pela Igreja, que sua fidelidade às Palavras de Jesus se transformem em gestos de cuidado para com os que sofrem. Peçamos com fé:
- Pelas nossas comunidades, Casa da Palavra de Deus, que sejam assíduas na leitura e partilha da Palavra. Peçamos com fé:
- Pelos Catequistas, Ministros da Palavra, para que sirvam com fidelidade à propagação da mensagem do Evangelho de Cristo. Peçamos com fé.
- Pelos que sofrem, para que encontrem conforto na Palavra de Deus, vivenciada em nossas comunidades. Peçamos com fé.
Preces espontâneas…
Pres. Tudo isso vos pedimos, ó Pai, por Cristo, nosso Senhor.
- Amém.
É o momento de trazer nossa oferta material para a manutenção das atividades de nossa comunidade
- CANTO DAS OFERTAS
- Cada vez que eu venho para te falar, na verdade eu venho para te escutar. /:Fala-me da vida, preciso te escutar. Fala da verdade que vai me libertar:/.
- Cada vez que eu venho para oferecer, na verdade eu venho para receber. /:Dá-me o pão da vida, que vai me alimentar. Dá-me a água viva, que vai me saciar:/
AÇÃO DE GRAÇAS
- CONVITE À AÇÃO DE GRAÇAS
Pres. Participamos da Mesa da Palavra, agora, vamos trazer o pão consagrado à mesa e dar graças a Deus pela salvação operada através de seu Filho, presente no meio de nós. O Ministro deposita sobre o altar a Eucaristia enquanto a comunidade canta:
Pres. O Pai enviou-nos o seu Filho Unigênito para a nossa salvação.
Pres. O Senhor esteja com vocês.
- Ele está no meio de nós!
Pres. Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
- É nosso dever e nossa salvação!
- ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS
Pres. Tendo celebrado vossa palavra de vida, oferecemos, agora, nossa fidelidade a vossa Palavra, nossa dedicação ao vosso serviço. Acolhei nossos dons e renovai em nossos corações a alegria de nossa fé.
- A vós, Senhor, nossa honra, nosso louvor! Venha a nós vosso Reino de amor!
Pres. Nós Vos damos graças, Senhor, por Jesus Cristo! Ele é a Palavra viva no meio de nós. Ao se colocar ao lado dos perseguidos e marginalizados, nos ensinou como colocar em prática o que recebemos e meditamos nas Escrituras.
- A vós, Senhor, nossa honra, nosso louvor! Venha a nós vosso Reino de amor!
Pres. Bendito sejais, Senhor, por todas as nossas comunidades que se reúnem em torno do seu altar, que sejam sinal de Vossa presença no meio dos irmãos e irmãs que te buscam. Damos-vos graças pela vida de todos os que anunciam a Palavra de Deus e testemunharam a fé.
- A vós, Senhor, nossa honra, nosso louvor! Venha a nós vosso Reino de amor!
Pres. Damo-Vos graças, pela Boa Notícia que chegou até nós. A Palavra de Deus é vida e salvação! Ela aponta o caminho da renúncia, da cruz, do serviço e do compromisso com o Reino. A Sagrada Escritura nos revela o Senhor Ressuscitado que envia o Espírito para fortalecer sua Igreja peregrina, discípula missionária.
- A vós, Senhor, nossa honra,nosso louvor! Venha a nós vossoReino de amor!
- RITO DA COMUNHÃO
Pres. Relembrando de Jesus que, muitas vezes, reuniu-se com os seus para comer e beber, revelando que o teu reino havia chegado, nós também nos alegramos com Ele nesta mesa.E tomando o pão consagrado, acrescenta:
Assim disse Jesus: “Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e comerei com ele e ele comigo”. (Ap 3,20)
- Senhor, eu não sou digno …
20.. CANTO DE COMUNHÃO
1 – Cantar a beleza da vida, / presente do amor sem igual: / missão do teu povo escolhido, / Senhor, vem livrar-nos do mal! Vem dar-nos teu Filho, Senhor, / sustento no pão e no vinho, / e a força do Espírito Santo, / unindo o teu povo a caminho.
2 – Falar do teu Filho às nações, / vivendo como Ele viveu: / missão do teu povo escolhido, / Senhor, vem cuidar do que é teu!
3 – Viver o perdão sem medida, / servir sem jamais condenar: / missão do teu povo escolhido, / Senhor, vem conosco ficar!
4 – Erguer os que estão humilhados, / doar-se aos pequenos, aos pobres: / missão do teu povo escolhido, / Senhor, nossas forças redobre!
5 – Buscar a verdade, a justiça, / nas trevas brilhar como a luz: / missão do teu povo escolhido, / Senhor, nossos passos conduz!
6 – Andar os caminhos do mundo, / plantando teu Reino de paz: / missão do teu povo escolhido, / Senhor, nossos passos refaz!
7 – Fazer deste mundo um só povo / fraterno a serviço da vida: / missão do teu povo escolhido, / Senhor, vem nutrir nossa lida!
- ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Pres. Concedei-nos, Deus todo poderoso, que, tendo recebido a graça de uma nova vida, sempre nos gloriemos dos vossos dons. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém
RITOS FINAIS
- AVISOS
- BENÇÃO
Pres.O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
Pres.A paz de Deus, que supera todo entendimento, guarde os vossos corações e vossas mentes no conhecimento e no amor de Deus, e de seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.
- Amém.
Pres.Abençoe-vos Deus todopoderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.
- Amém!
- CANTO FINAL
. Quando o dia da paz renascer, quando o sol da esperança brilhar, eu vou cantar. Quando o povo nas ruas sorrir, e a roseira de novo florir, eu vou cantar. Quando as cercas caírem no chão, quando as mesas se encherem de pão, eu vou cantar. Quando os muros que cercam os jardins, destruídos então os jasmins, vão perfumar.
Vai ser tão bonito se ouvir a canção, cantada, de novo. No olhar da gente a certeza do irmão. Reinado, do povo.
- Quando as armas da destruição, destruídas em cada nação, eu vou sonhar. E o decreto que encerra a opressão, assinado só no coração, vai triunfar. Quando a voz da verdade se ouvir, e a mentira não mais existir, será enfim, tempo novo de eterna justiça, sem mais ódio, sem sangue ou cobiça, vai ser assim.