TEMPO COMUM
31º DOMINGO – 01 de novembro de 2020 – Ano A
- REFRÃO MEDITATIVO
Onde reina o amor, fraterno amor. Onde reina o amor, Deus aí está.
RITOS INICIAIS
- CANTO DE ABERTURA
Vejo a multidão em vestes brancas, / caminhando alegre, jubilosa
É a aclamação de todo o povo / que Jesus é seu Senhor
- Também estaremos nós um dia assim regenerados pelo amor. / Nesta esperança,
viveremos, somos a família dos cristãos. / Nossa lei é sempre o amor!
- Povo que caminha rumo à pátria, a nova cidadela dos cristãos. / Passos firmes,
muita fé nos olhos, muito amor carregam: são irmãos. / Nossa lei é sempre o amor!
- Rumo à liberdade, decididos nem sequer se voltam para trás. / Muita violência se
fizeram, alcançaram como denodo a paz. / Nossa lei é sempre o amor!
- Nós aqui estamos ansiosos, celebrando o dia do Senhor. / Não nos custa crer, pois,
afinal, unidos já estamos no amor. / Nossa lei é sempre o amor!
- SAUDAÇÃO
Pres. Iniciemos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
- Amém
Pres. O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.
T: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo
- RECORDAÇÃO DA VIDA
O(a) animador(a), com breves palavras, acolhe as pessoas, introduz o sentido do domingo. Hoje, celebramos a Solenidade de Todos os Santos. Lembrar momentos marcantes da vida da comunidade.
- ATO PENITENCIAL
Pres. Aproximemo-nos do Deus Justo e Santo, e reconheçamos ser pecadores, invocando a sua misericórdia.
Pres. Confessemos os nossos pecados:
Ass: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.
Pres. Deus, cheio de amor e bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
- Amém.
Pres: Senhor, tende piedade de nós.
Ass: Senhor, tende piedade de nós.
Pres: Cristo, tende piedade de nós.
Ass: Cristo, tende piedade de nós.
Pres: Senhor, tende piedade de nós.
Ass: Senhor, tende piedade de nós.
- GLÓRIA
Glória a Deus nas alturas
e paz na terra aos homens por ele amados
Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo poderoso
Nós vos louvamos
Nós vos bendizemos
Nós vos adoramos
Nós vos glorificamos
Nós vos damos graças, por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito
Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai
Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós
Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica
Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós
Só vós sois Santo
Só vós o Senhor
Só vós o altíssimo, Jesus Cristo
Com o Espírito Santo
Na glória de Deus Pai. Amém!
- ORAÇÃO DO DIA
Pres. Oremos (silêncio): Deus eterno e todo-poderoso, que nos dais celebrar numa só festa os méritos de todos os Santos, concedei-nos por intercessores tão numerosos a plenitude da vossa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
- PRIMEIRA LEITURA – Ap 7,2-4.9-14
Do Apocalipse de São João
- SALMO – 23(24)
Refrão: É assim, a geração dos que procuram o Senhor!
- SEGUNDA LEITURA – 1Jo 3,1-3
Da Primeira Carta de São João
- ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Aleluia, aleluia, aleluia
Vinde a mim, todos vós que estais cansados / e penais a carregar pe- sado fardo, / e descanso eu vos da- rei, diz o Senhor
- EVANGELHO – Mt 5,1-12a
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo a Comunidade de Mateus
- HOMILIA
Festa de Todos os Santos Mt 5,1-12ª
Quininha Fernandes
O construtor da paz é santo e bem-aventurado porque clama por um mundo de amor onde haja vida e liberdade.
Hoje a liturgia celebra a festa de Todos os Santos, que se encontra sempre registrada no nosso calendário no dia 1o de novembro.
No princípio a Bíblia reservou a Iahweh o título de “Santo”, palavra que tinha então um significado muito próximo ao “sagrado”: Deus é o “Outro”, tão transcendente e tão longíquo que o ser humano não pode pensar em participar da sua vida. Mas em Jesus, tornado “Senhor” pelo Pai, toda a humanidade fica “santificada” levando as pessoas a participar da sua santidade.
A santidade cristã manifesta-se, pois, como uma participação na vida de Deus, que se realiza numa vida de intimidade amorosa com Deus e com os irmãos. A santidade não é o fruto do esforço humano, que procura alcançar a Deus com suas forças; ela é dom do amor de Deus, é resposta do ser humano à iniciativa divina.
No Evangelho de hoje, Jesus anuncia que são bem-aventurados, felizes, santos, os que buscam o Reino de Deus e sua justiça. Jesus está diante de uma multidão! Subiu à montanha e assume uma posição de mestre, n’Ele o divino e o humano se encontram: É o Filho de Deus que fala ao povo.
As bem-aventuranças resumem todas as expressões de amor fraterno. De maneira clara elas exaltam os pobres, os que sofrem e os que lutam por justiça.
As bem-aventuranças não indicam um estado de felicidade de alguém que se esforça e se aplica em crescer em virtudes pessoais, mas reforçam sim a felicidade da comunhão com os irmãos, particularmente os excluídos, em um processo de libertação e integração social, e nesta comunhão com os irmãos, a felicidade da própria comunhão com Deus.
Ao anunciar “felizes os pobres em espírito”, Jesus quer dizer que são todos aqueles que têm atitudes de total confiança no Senhor; felizes os aflitos, os mansos, os que têm fome e sede de justiça significa que o reinado de Deus é a busca e prática da justiça.
Estas bem-aventuranças têm em vista a transformação da sociedade; a fome e a sede de justiça devem levar à misericórdia, que impulsiona a ação solidária, tendo em vista a construção de um mundo sem ambição e violência. São felizes, são bem-aventurados e santos os misericordiosos, os puros de coração e os que promovem a paz.
Aqui não se trata de puro sentimentalismo, mas de verdadeiro culto a Deus que leva a criar laços de solidariedade a partir de uma efetiva prática da justiça.
O construtor da paz incomoda com sua presença e grita bem alto diante das situações injustas, não-éticas, opressoras… O construtor da paz é santo e bem-aventurado porque clama por uma mundo de amor onde haja vida e liberdade. E estes serão perseguidos, injuriados, difamados… qual é a novidade? Jesus pede que se alegrem quando passarem por estas situações por causa d’Ele, pois terão sua recompensa nos céus!
Bem aventurado é sinônimo de feliz, de santo! A sutileza do evangelho desta festa consiste em entender que as situações descritas não são objeto de santidade: fome, pobreza, injustiça, injúria, perseguição, lágrimas são expressões do mal, do não-Reino de Deus, mas as pessoas que não se deixam derrotar por elas, são santas e bem-aventuradas.
Se nos identificamos com as práticas lembradas por Jesus neste belíssima página de Mateus, podemos então celebrar, pois hoje é também o nosso dia: Dia de Todos os Santos! Não só dos que foram canonizados e estão nos nossos altares, mas também de tantos que anonimamente fazem o bem, defendem os pobres, lutam pela justiça e de todos nós que estamos tentando, fazer o mesmo!
Neste festa recuperemos a nossa fé no céu! E como nos diz o amigo teólogo Pagola: “Acreditar no céu para mim é rebelar-me com todas as minhas forças a que esta imensa maioria de homens, mulheres e crianças, que só conheceram nesta vida miséria, fome, humilhação e sofrimentos, fique enterrada para sempre no esquecimento.
Confiando em Jesus, creio numa vida onde já não haverá pobreza nem dor, ninguém estará triste, ninguém terá que chorar. Eu os verei chegar à sua verdadeira pátria”. Também acredito neste céu! Amém.
Quininha Fernandes. Assessora das CEBs do Brasil
- CREIO
- PRECES DA COMUNIDADE
Pres. Irmãos e irmãs, por intercessão de todos os santos e santas de Deus que hoje comemoramos solenemente, apresentemos a Deus Pai nossos pedidos
- Por intercessão de todos os santos, atendei-nos, Senhor
1) Rezemos para que a Igreja de Deus, em suas comunidades, pastorais e em cada batizado, seja cada vez mais anunciadora da Misericórdia do Pai e se empenhem na busca da santidade. Peçamos com fé.
2) Rezemos pelos que, na vivência do amor, da fraternidade e da misericórdia, caminham na santidade, para que sejam fortalecidos e seu testemunho contagie muitas outras pessoas. Peçamos com fé:
3) Olhai por todos e todas, que em sua jornada neste mundo, vivem com fidelidade os ensinamentos do Cristo, para que se tornem fonte de inspiração para outras pessoas. Peçamos com fé:
4) Por todos os que lutam por justiça, para que se mantenham firmes no propósito de construção do Reino. Peçamos com fé.
Pres. Tudo isso vos pedimos, ó Pai, por Cristo, nosso Senhor.
- Amém.
É o momento de trazer nossa oferta material para a manutenção das atividades de nossa comunidade
- CANTO DAS OFERTAS
Quem nos separará? Quem vai nos separar
do amor de Cristo?
Quem nos separará? Se ele é por nós,
quem será, quem será contra nós?
Quem vai nos separar do amor de Cristo, quem será?
1- Nem a angústia, nem a fome, nem nudez ou tribulação,
Perigo ou espada, toda perseguição!
2- Nem a morte, nem a vida, nem os anjos, dominações,
Presente e nem futuro, poderes, nem pressões!
3- Nem as forças das alturas, nem as forças das profundezas,
Nenhuma das criaturas, nem toda a natureza!
AÇÃO DE GRAÇAS
- CONVITE À AÇÃO DE GRAÇAS
Pres. Renovados pelo Deus-Palavra, acolhamos agora o Deus-Alimento, força de nossa caminhada. O Ministro deposita sobre o altar a Eucaristia enquanto a comunidade canta:
Pres. O Pai enviou-nos o seu Filho Unigênito para a nossa salvação.
Pres. O Senhor esteja com vocês.
- Ele está no meio de nós!
Pres. Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
- É nosso dever e nossa salvação!
- ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS
Pres. Jesus é o Filho de Deus vivo. É o Santo dos santos! Nele a Igreja se fundamenta e convida a todos para viverem a santidade. Louvemos e bendigamos a Deus que nos possibilita viver nesta alegria. Nós Vos damos graças, por todas as pessoas em nossas comunidades e pastorais que, acolhem a Palavra e procuram viver em uma vida santa por meio de sua ação pastoral.
- Glória a ti, Senhor, toda graça e louvor.
Pres. Nossa comunidade aqui reunida recorda a vitória sobre a morte, escutando a Vossa Palavra nos colocamos em missão, na esperança de ver o novo céu e a nova terra. Demos Graças a Deus, ó Pai Santo que é fonte de toda santidade. Nele a verdade e vida se manifestam de forma plena.
- Glória a ti, Senhor, toda graça e louvor.
Pres. A Igreja, é sinal da Vossa presença no mundo. Ajudai a todos os batizados a assumirem seu compromisso de evangelizadores no dia a dia. E que por meio de seu testemunho, muitas pessoas perdidas, desiludidas e com uma vida sem sentido encontrem o caminho para Deus. Experimentando a Ressurreição em Jesus Cristo, os santos e santas intercedem por nós.
- Glória a ti, Senhor, toda graça e louvor.
Pres. Nós Te bendizemos pelo Espírito que vivifica e fortalece essa mesma Igreja. Pela diversidade de dons, ela testemunha o amor de Deus, Uno e Trino, que não divide, mas manifesta a unidade e a comunhão.
- Glória a ti, Senhor, toda graça e louvor.
Pres. Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer:
Pai nosso… pois vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.
- RITO DA COMUNHÃO
Pres. Relembrando de Jesus que, muitas vezes, reuniu-se com os seus para comer e beber, revelando que o teu reino havia chegado, nós também nos alegramos com Ele nesta mesa. E tomando o pão consagrado, acrescenta:
Quem vem a mim nunca mais terá fome e o que crê em mim nunca mais terá sede.
Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo!
- Senhor, eu não sou digno …
20.. CANTO DE COMUNHÃO
1- Tu és minha vida outro Deus não há
Tu és minha estrada a minha verdade
Em Tua palavra eu caminharei
Enquanto eu viver e até quando Tu quiseres
Já não sentirei temor pois estás aqui
Tu estás no meio de nós.
2- Creio em Ti Senhor, vindo de Maria
Filho eterno e santo, homem como nós
Tu morreste por amor, vivo estás em nós
Unidade Trina com o Espírito e o Pai
E um dia eu bem sei Tu retornarás
E abrirás o Reino do Céu
3- Tu és minha força outro Deus não há
Tu és minha paz, minha liberdade
Nada nesta vida nos separará
Em Tuas mãos seguras minha vida guardarás
Eu não temerei o mal Tu me livrarás
E no Teu perdão viverei.
4- Ó Senhor da vida creio sempre em Ti
Filho Salvador eu espero em Ti
Santo Espírito de amor desce sobre nós
Tu de mil caminhos nos conduzes a uma fé
E por mil estradas onde andarmos nós
Qual semente nos levará.
- ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Pres. Ao celebrarmos, ó Deus, todos os Santos, nós vos adoramos e admiramos, porque só vós sois o Santo, e imploramos que a vossa graça nos santifique na plenitude do vosso amor, para que, desta mesa de peregrinos, passemos ao banquete do vosso reino.Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém
RITOS FINAIS
- AVISOS
- BENÇÃO
Pres. O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
Pres. Deus vos abençoe e vos guarde.
- Amém.
Pres. Ele vos mostre sua face e se compadeça de vós.
- Amém.
Pres. Volva para vós o seu olhar e vos dê a sua paz.
- Amém.
Pres. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
- Amém.
Pres. Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
- T. Graças a Deus.
- CANTO FINAL
1- Santa Mãe Maria, nesta travessia,
cubra-nos teu manto cor de anil
Guarda nossa vida, mãe Aparecida,
Santa padroeira do Brasil.
A…………….ve Maria, A……………..ve Maria.(2x)
2- Mulher peregrina, força feminina,
a mais importante que existiu
Com justiça queres que nossas mulheres
sejam construtoras do Brasil.
3- Com amor divino guarda os peregrinos
nesta caminhada para o além!
Dá-lhes companhia pois também um dia
foste peregrina de Belém.
4-Com seus passos lentos, enfrentando os ventos,
quando sopram noutra direção.
Toda a mãe igreja pede que tu sejas
companheira de libertação!