Roteiro e reflexão 21º Domingo Tempo Comum

524

TEMPO COMUM

21º DOMINGO – 23 de agosto de 2020 – Ano A

Elaborado por Vasco Lagares – Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano

CHEGADA

  1. Refrão meditativo

Eis o que eu venho te dar,

Eis o que eu ponho no altar.

Toma, Senhor, que ele é teu,

meu coração não é meu

 

RITOS INICIAIS

 

  1. CANTO DE ABERTURA
  2. Nossos corações em festa/ Se revestem de louvor,/ pois aqui se manifesta/ a vontade do Senhor/ que nos quer um povo unido/ a serviço da missão,/animado e destemido/ por amor e vocação.

Refrão: Cristo, Mestre e Senhor,/ pois eterno é seu amor,/nesta fonte de água viva/ somos hoje seus convivas.

  1. Nossos passos já se encontram / a caminho do altar./ Nossas vozes já decantam/ o que vimos proclamar / neste mundo tão bonito / mas que pede redenção / nosso “sim” ao Deus bendito / por amor e vocação!
  2. Nós queremos operários, / mensageiros do Senhor, / que nos façam solidários / a serviço do amor. / Construtores da justiça, / empenhados na missão/ contra toda injustiça, /por amor e vocação

 

  1. SAUDAÇÃO

Pres. Iniciemos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

  1. Amém

Pres. Irmãos e irmãs, eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente.

T: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

 

  1. RECORDAÇÃO DA VIDA

O(a) animador(a), com breves palavras, acolhe as pessoas, introduz o sentido do domingo. Hoje somos chamados a dizer quem é Jesus para nós? Como estamos professando a nossa fé em Jesus? Pode ser lembrado os grupos, pastorais, movimentos e serviços que realizam o seu trabalho na comunidade.

 

  1. ATO PENITENCIAL

Pres. De coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e Santo, para que tenha piedade de nós pecadores. (silêncio)

Pres: Confessemos os nossos pecados:

Pres: Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós.

  1. Senhor, tende piedade de nós.

Pres: Cristo, que viestes chamar os pecadores, tende piedade de nós.

  1. Cristo, tende piedade de nós.

Pres: Senhor, que intercedeis por nós junto do Pai, tende piedade de nós.

  1. Senhor, tende piedade de nós.

 

Pres: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

  1. Amém.

 

  1. GLÓRIA

Glória, glória, anjos nos céus

cantam todo seu amor

E na terra homens de paz:

(Deus merece o louvor.)3x só no final

 

1) Deus é Pai, nós vos louvamos,

adoramos, bendizemos,

Damos glória ao vosso nome,

nossos dons agradecemos.ref…

 

2) Senhor Nosso Jesus  Cristo,

unigênito do Pai.

Vós, de Deus Cordeiro  Santo

nossas culpas,   perdoai.ref..

 

3.Vós que estais junto do Pai

como nosso intercessor

acolhei nossos pedidos

atendei nosso clamor!.ref…

 

4 Vós somente sois o Santo,

o Altíssimo Senhor,

O   Espírito  Divino

de Deus Pai o esplendor.ref..

 

  1. ORAÇÃO DO DIA

Pres. Oremos (silêncio): Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

  1. PRIMEIRA LEITURA – Is 22,19-23

Da profecia de Isaias

  1. SALMO – 137(138)

Refrão: Ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Completai em mim a obra começada!

  1. SEGUNDA LEITURA – Rm 11,33-36

Da Carta de São Paulo aos Romanos.

  1. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Refrão: Aleluia, Aleluia, Aleluia! (Bis)

Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja; e os poderes do reino das trevas jamais poderão contra ela!

  1. EVANGELHO – Mt 16,13-20

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo a Comunidade de Mateus

  1. HOMILIA

A Realidade

A comunidade começava a se organizar e a empolgação era grande. Quando se perguntava como iriam distribuir as tarefas, quem seria membro do conselho, quem assumiria este ou aquele ministério a resposta era: “Não! Aqui todos fazem tudo, não há distribuição de tarefas!”.

Logo nas primeiras atividades comuns, todos dispostos a fazer, ninguém tomava a iniciativa e nada acontecia. Só assim a comunidade aprendeu a dividir responsabilidades e nomear quem cuida de cada tarefa.

A Palavra

As chaves antigas, de tão grandes e pesadas, eram carregadas aos ombros. Assim, a Primeira Leitura de hoje, para falar dos encargos de um novo ministro, fala de chaves colocadas sobre seus ombros. É a mesma metáfora que Jesus vai utilizar no Evangelho.

Pedro declara que os discípulos, ao contrário da voz corrente, crêem que Jesus é o Messias. Por isso, ele lhe confia a tarefa principal na sua Igreja.

Cristo, palavra grega, e Messias, palavra hebraica significam Ungido. A esperança era de um Rei Ungido, que viria recuperar a nação de Israel, retomar o poder, então nas mãos dos romanos, e restabelecer a dignidade da nação, trazer-lhe a sonhada paz e felicidade. Como? Qual o alcance disso? Era um pouco nebuloso.

O nome ‘Pedro’, apelido que Jesus dera aSimão, já lembrava a pedra do alicerce sobre o qual construiria a comunidade de seus discípulos. Em seguida, as outras metáforas: as chaves não são as do céu, são as da comunidade. Reino dos Céus é o Reino de Deus encarnado na comunidade dos discípulos de Jesus aqui na terra. “O que ligares… o que desligares na terra”.

‘Ligar e desligar’ significa afastar e acolher na comunidade. A mesma palavra dirigida aqui a Pedro é dirigida também ao todo da comunidade, pouco adiante, no mesmo Evangelho (18,18). Para vencer as forças da morte, a comunidade dos discípulos precisa de organização, precisa ter identidade.

O Mistério

Jesus, muito além do que estava no pensamento de Pedro, é o Messias, a esperança, não do povo judeu, mas de toda a humanidade, ao vencer o egoísmo destruidor. Na Eucaristia a Igreja organizada celebra Jesus que assume o serviço e a humilhação da cruz e torna-se, então, o Cordeiro que tira o pecado do mundo.

  1. CREIO
  1. PRECES DA COMUNIDADE

Pres. Irmãos e irmãs, elevemos confiantes os nossos pedidos e orações ao Pai por meio de Jesus Cristo. Peçamos com fé:

  1. Senhor escutai a nossa prece.

1)  Pelo Papa Francisco, para que em seu ministério, contribua com toda a Igreja em sua missão de ser presença de Cristo junto aos que sofrem, peçamos com fé:

2) Pelas pessoas que atuam em nossas pastorais, movimentos, serviços e grupos, para que vivam com fidelidade e coerência sua fé em Cristo, junto aos que buscam a justiça, peçamos com fé:

3) Por cada um de nós, para que sejamos sinais visíveis da presença de Cristo no mundo, peçamos com fé:

4) Por todos que estão ao lado dos que buscam a terra, o teto e o trabalho, fontes de dignidade e sustento de suas famílias, peçamos com fé:

5) Pela Igreja do sul de Minas, para que se faça presença, sinal do Reino de Cristo, junto às famílias do Quilombo Campo Grande, peçamos com fé:

Pres. Acolhei, Pai bondoso, as preces que Vos apresentamos. Por Cristo, nosso Senhor.

  1. Amém.

É o momento de trazer nossa oferta material para a manutenção das atividades de nossa comunidade

  1. CANTO DAS OFERTAS
  2. Os dons que trago aqui, são o que fiz, o que vivi. O pão que ofertarei,

pouco depois comungarei. Assim tudo o que é meu, sinto também que é de Deus.

Esforço, trabalhos e sonhos, o amor concreto e feliz deste dia.          

Por cristo,com cristo e em cristo, Tudo ofertamos ó Pai na alegria

  1. Jesus nos quis chamar para o seguir e ajudar. E aqui nos vai dizer como servir e oferecer. Deus pôs nas minhas mãos para eu partir com meus irmãos.

AÇÃO DE GRAÇAS

  1. CONVITE À AÇÃO DE GRAÇAS

Pres. Irmãos, agradecidos, elevemos nossos louvores ao Pai. Demos graças a Deus que, pela Palavra, criaste o universo e pela justiça tudo governais. Ele nos oferece a cada domingo os ensinamentos de seu Filho, o mediador que nos convida a seguirmos firmes no caminho da salvação.

  1. Suba a Vós nosso louvor, Deus eterno, fonte de amor!

Pres. O Senhor esteja com vocês.

  1. Ele está no meio de nós!

Pres. Demos graças ao Senhor, nosso Deus.

  1. É nosso dever e nossa salvação!

 

  1. ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS

 

Pres. Nós vos damos graças, ó Pai, por toda a vossa criação e por tudo o que fizestes no meio de nós, por meio de Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmão, que nos destes como imagem viva do vosso amor e de vossa bondade. Por Vossa imensa misericórdia conduzis a Igreja suscitando homens e mulheres que, cheios do Espírito Santo, testemunham o Reino nas diversas Pastorais, Movimentos e Serviços, que cumprem a missão de ser Igreja em saída.

  1. Suba a Vós nosso louvor, Deus eterno, fonte de amor!

Pres. Esta comunidade aqui reunida te Louva ó Pai por tudo o que temos e pelos dons da criação que nos ofereceis generosamente. que escolheste e consagraste com a força do Espírito Santo. Fazei que, à luz da fé, saibamos reconhecer os sinais dos tempos e nos empenhemos a servir na verdade o Vosso Reino que também é nosso.

  1. Suba a Vós nosso louvor, Deus eterno, fonte de amor!

Pres. Nós Te bendizemos pelo Reino dos céus que estabeleceste no coração do nosso mundo representado pelas famílias de nossa Comunidade e por todas as famílias. Ajudai-nos a nos abrir às necessidades dos irmãos e irmãs. Que sejamos reveladores da graça de Deus que habita em nós para a vida do mundo.

  1. Suba a Vós nosso louvor, Deus eterno, fonte de amor!

Pres. Na esperança de vermos reinar em nossa humanidade a comunhão da santa Trindade, aceitai, Deus de amor, os louvores que hoje Vos oferecemos. Que eles nos levem à plenitude dessa liturgia por Vossa bondade e misericórdia. Assim, unimos a nossa prece à prece de Jesus, rezando como ele nos ensinou:

Pai nosso… pois vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.

 

  1. RITO DA COMUNHÃO

Pres. Relembrando de Jesus que, muitas vezes, reuniu-se com os seus para comer e beber, revelando que o teu reino havia chegado, nós também nos alegramos com Ele nesta mesa. E tomando o pão consagrado, acrescenta:

Quem vem a mim nunca mais terá fome e o que crê em mim nunca mais terá sede.

Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo!

  1. Senhor, eu não sou digno …

 

20.. CANTO DE COMUNHÃO

1.Somos todos roceiros, na roça do Pai. E posseiros das terras deixadas pra nós!

Vamos todos fazer a partilha, irmão, entre toda família sem terra e sem pão!

Vamos plantar mais um pouco de amor de caboclo e fazer mutirão! Pra começar nós já temos semente, que é o Cristo Jesus Comunhão!

  1. Se um dia a tarefa pesar como a cruz, ou nos ombros da gente, ou nos ombros do irmão, vamos todos pedir ajuda a Jesus, que Ele vem ajudar, se houver união!
  2. Mas se grande alegria igual brilho reluz,ou no, peito da gente ou no peito do irmão, vamos todos mostrar gratidão a Jesus,  Que Ele vai se alegrar, Ele vê o coração!
  3. Mas, chegando a tristeza que ofusca a luz, ou nos olhos da gente ou nos olhos do irmão, vamos todos mostrar nosso pranto a Jesus, Que Ele vem consolar quem tiver aflição!
  4. Mas, chegando a riqueza que seca e seduz, ou a alma da gente, ou a alma do irmão, vamos todos doar uma parte a Jesus, Que Ele vai demonstrar o que é gratidão!

 

  1. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
  2. Ó Deus, fazei agir plenamente em nós o sacramento do vosso amor, e transformai-nos de tal modo pela vossa graça, que em tudo possamos agradar-vos. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém

RITOS FINAIS

AVISOS

  1. BÊNÇÃO

PR.:O Senhor esteja convosco.

AS.: Ele está no meio de nós.

PR.: Deus vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da salvação.

AS.: Amém!

PR.: Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras

AS.: Amém!

PR.: Oriente para ele os vossos passos, e vos mostre o caminho da caridade e da paz.

AS.: Amém.

PR.: Abençoe-vos o Deus todo poderoso, Pai, Filho † e Espírito Santo.

AS.: Amém.

  1. CANTO FINAL
  2. Outra vez me vejo só, com meu Deus / Não consigo mais fugir, fugir de mim / Junto às águas deste mar vou lutar / Hoje quero me encontrar / Buscar o meu lugar

Vou navegar, (nas águas deste mar) / Navegar… (eu quero me encontrar) / Navegar… (não pos o mais fugir) / Vou procurar, (nas águas mais profundas) / No mar… (feliz eu vou seguir) / Só amar, (buscar o meu lugar) / Sem dúvidas, sem medo de sonhar!

  1. Ó Jesus, com fé eu te seguirei / Só contigo sou feliz, tu és em mim! / Teu Espírito de Amor criador / Me sustenta no meu sim / Me lança neste mar!
  2. Vivo a certeza desta missão / Já não posso desistir, voltar atrás / Mãe Maria, vem tomar minha mão / E me ajuda a ser fiel / Só Cristo é Luz e Paz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui