Elaborado por Vasco Lagares – Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano
RITOS INICIAIS
Organizar o espaço conforme o Tempo do Advento, providenciar Coroa do Advento.
- REFRÃO MEDITATIVO
Louvarei a Deus, seu nome bendirei
Louvarei a Deus, Ele é minha salvação
- CANTO DE ENTRADA
Ouve-se na terra um grito/
Do povo um grande clamor/
Senhor, abre os céus/
Que as nuvens chovam o Salvador.
1- É um só canto de amor e esperança/
Que a terra mãe, germinando contém/
A ti, Senhor, nós clamamos/
Vem, senhor Jesus, vem.
2- Mesmo se as guerras destroem a terra
Pondo em perigo a paz e o bem/
Que a nossa voz não se canse
Vem, senhor Jesus, vem.
3- Vem reunir hoje as tuas Igrejas
A tua prece rezamos, também/
O nosso amor sempre espere/
Vem, Senhor Jesus, vem.
- ACOLHIDA E SAUDAÇÃO
- Bem-vindos à Casa do Pai! Iniciemos este nosso encontro de irmãos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ass. Amém.
- A graça e a paz de Deus, nosso Pai, do Senhor Jesus Cristo, nosso redentor, do Espírito Santo, nossa força, estejam sempre convosco.
Ass. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
- RECORDAÇÃO DA VIDA
Celebrando a expectativa da vinda do Senhor, queremos estar atentos aos desejos do Pai. Iniciando hoje um novo Ano Litúrgico, vamos com o Evangelho de Lucas, percorrer os passos para a salvação, no seguimento a Jesus. No Advento, vamos vigiar para escolher as realidades que o cristão precisa assumir como valores; orar para estar em contínua sintonia com a vontade do Pai e realizar gestos concretos de solidariedade. Que o Advento prepare o nosso coração para bem acolher a salvação em nossas vidas.
5 – COROA DO ADVENTO
- Pela simbologia da coroa do Advento expressamos nossa preparação interior rumo ao Natal. A coroa simboliza a eternidade. Seus ramos simbolizam a vida e a esperança. As velas recordam a luz do Senhor, cada vez mais próximo, até fazer-se Sol nascente que nos vem visitar pelo mistério da divina encarnação. Hoje acendemos a primeira vela, a que prefigura o tempo da promessa do Salvador. O verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos e vivamos a sua graça afastando-nos dos caminhos das trevas e seguindo o caminho da Luz, Jesus Cristo.
CANTO
Uma vela, na coroa, acendemos,
toda sombra se esvai com sua luz;
Vigilantes, o Senhor esperemos:
Chegou o tempo do Advento de Jesus.
Meus irmãos, penitência e oração
Arrumemos nossa casa co’alegria!
Logo a ela, o Senhor vai chegar
pelo ventre imaculado de Maria.
PR.: A nossa proteção está no nome do Senhor.
Ass. Que fez o céu e a terra.
PR.: Oremos: Senhor nosso Deus, sois o doador de toda bênção e a fonte de todo dom perfeito. Abençoai ✠ esta Coroa em honra do Advento do Cristo, vosso Filho, e dai-nos esperar solícitos a sua vinda. Que ele, ao chegar, nos encontre vigilantes na oração e proclamando o seu louvor. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor.
Ass. Amém!
- ATO PENITENCIAL
- Em Jesus Cristo, o Justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai,
abramos o nosso espírito ao arrependimento para sermos menos indignos de
aproximar-nos da mesa do Senhor. (silêncio)
PR: Confessemos os nossos pecados.
PR: Senhor, que vindes visitar vosso povo na paz, tende piedade de nós.
Ass. Senhor, tende piedade!
PR: Cristo, que vindes salvar o que estava perdido, tende piedade de nós.
Ass. Cristo, tende piedade de nós.
PR: Senhor, que vindes criar um mundo novo, tende piedade de nós.
Ass. Senhor, piedade, piedade de nós.
PR: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Ass. Amém.
- ORAÇÃO DO DIA
- OREMOS: Ó Deus Todo-Poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Ass. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
- PRIMEIRA LEITURA – Jr 33,14-16
Da Profecia de Jeremias
- SALMO – 24 (25)
Refrão: Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma!
- SEGUNDA LEITURA – 1Ts 3,12–4,2
Da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses
- ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!
- EVANGELHO – Lc 21,25-28.34-36
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo a Comunidade de Lucas
- HOMILIA
Leia a reflexão sobre Lucas 21,25-28.34-36, texto de Kezzia Cristina Silva
“Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação” (Lc. 21.28)
Na tradição cristã, inauguramos hoje o primeiro domingo do advento, que de acordo com o calendário, refere-se aos 04 domingos que antecedem a celebração do Natal de Jesus. Nesse período, não apenas a comunidade cristã, mas as mais diversas comunidades espalhadas pelo mundo, são convidadas a se envolverem com a mensagem de esperança em um novo tempo que há de vir. Neste primeiro domingo, o convite é para que os corações orantes reflitam e orem olhando para as necessidades reais e urgente de seu tempo e identifique sinais de clamor pela segunda vinda do glorioso Jesus, trazendo salvação hoje a agora.
Tendo em vista do que se trata o período e qual é a proposta do advento, ninguém mais indicado do que o apóstolo Lucas para nos inspirar com uma narrativa profunda, provocadora e animadora do evangelho de Jesus.
É bem provável que Lucas tenha concluído sua narrativa do evangelho por volta do ano 85, e escreve voltado para um público de pessoas em situação de pobreza ao lado de pessoas ricas e poderosas que detinham o controle do sistema religioso, político e econômico da época, ambas inseridas em cidades grandes como por exemplo a Antioquia da Síria, Éfeso e até mesmo a cidade da Grécia. Cidades governadas pelo império Romano que se sustentavam com um sistema de trabalho escravagista e indecentes taxações de impostos. Além das cruéis práticas do sistema econômico de exploração e dominação, as comunidades lucanas também sofriam com a perseguição política de intolerância religiosa ao se declararem seguidoras do Jesus de Nazaré, aquele que foi torturado e morto por levar mensagem de libertação ao povo pobre e oprimido. Diante disso, é importante ressaltar que a mensagem de Lucas faz um caminho da periferia para o centro. Jesus inicia na Galileia e termina em Jerusalém e é ali no centro de Jerusalém, diante do templo de pedras que Jesus denuncia as práticas de ganância, soberba, mas também aponta para sinais de profunda piedade como é o caso da viúva pobre que doa tudo o que tem (Luc. 21.01…). Também é diante do templo que Jesus avisa sobre os dias difíceis e de ódio que estavam por vir contra suas seguidoras e seguidores, mas, também é ali, que ele anuncia esperança de vida para aquelas e aqueles que se mantivessem perseverantes (Luc. 21.06-19…). De fato, os anos que se seguiram foram de total perseguição contra a comunidade seguidora de Jesus o Cristo.
Por conta de todo esse cenário de desolação, as pessoas daquelas comunidades estavam atravessando um momento de crise, manifestando cansaço, desânimo e descrença. Nesse sentido, Lucas escreve com a intensão de outra vez animar e reavivar a fé das seguidoras e seguidores de Jesus. O evangelista inicia sua narrativa lembrando a comunidade de que em Cristo temos o Deus da salvação e que essa salvação é para hoje.: “Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor” (Lc 2,11).
A leitura sobre o contexto da comunidade lucana é um convite para levantar o olhar sobre as nossas comunidades e apontar clamores de salvação e misericórdia. Assim como nos dias atuais, fica evidente que havia naquele período um projeto de destruição em curso que se materializava nas ações de controle do poder religioso e político de sua época. Hoje, observamos que esse projeto de morte se apresenta de diversas maneiras, seja associada a falta de recursos para a saúde, moradia digna, alimentação, trabalho e renda, ou na falta de espaço de respeito e vivências das experiências subjetivas de cada indivíduo.
Hoje no Brasil, ainda em meio a uma pandemia, por falta de um plano eficiente, urgente e comprometido com a promoção da vida de todas as pessoas, chegamos a um número absurdo de mais de 600.000 mortes decorrentes da pandemia provocada pela COVID-19; o genocídio da juventude negra é uma realidade cruel vivida diariamente no Brasil; somos pelo 12º ano o país que mais mata pessoas LGBTQIAP+; ocupamos o 5º lugar no ranking mundial de feminicídio, segundo dados da ONU; o Brasil é extremamente vulnerável, uma realidade que é vivenciada por milhões de pessoas que estão hoje abaixo da linha da pobreza e outros milhões que estão na pobreza; o Brasil tem cerca de 40 milhões de trabalhadoras e trabalhadores sem carteira assinada e cerca de 12 milhões de desempregadas e desempregados, segundo dados da (OIT); em pesquisa realizada entre agosto e dezembro de 2020, destaca que a insegurança alimentar no Brasil, que alcançou seu nível mínimo histórico em 2013 (22,6%), já atinge 36,7% dos domicílios brasileiros, conforme constatado pela IBGE. 2017/2018, bem antes, portanto, do início da pandemia[1].
O evangelho do Jesus da Galileia continua provocando e inspirando as comunidades de fé a assumirem sua missão profética de denúncia de toda e qualquer injustiça e anunciar um novo tempo de vida abundante para todas as pessoas. Nesse primeiro domingo do advento, toda a comunidade cristã é convidada a se posicionar perseverante como reais agentes de uma era promotora de justiça e paz onde todas as pessoas possam desfrutar da salvação misericordiosa de Jesus, hoje e sempre. Levantemos as nossas cabeças pois está chegando o tempo da vossa salvação. Advento é espera do verbo esperançar, é fé movida em profunda compaixão.
Fonte: https://cebi.org.br/reflexao-do-evangelho/e-tempo-de-salvacao/
- PROFISSÃO DE FÉ
PR.: Professemos a nossa fé. Creio…
- PRECES DA ASSEMBLÉIA
PR.: Irmãos e irmãs, nesta feliz e orante espera pelo Senhor que já vem, digamos a cada prece:
Ass. Venha o vosso reino, Senhor!
- Por nossa comunidade, para que se mantenha unida pelo vínculo da caridade, vigilantes na espera do Senhor e sempre orante por aqueles que precisam da misericórdia divina, nós vos pedimos.
- Por todos nós, para que em meio aos desafios da vida, fixemos o nosso olhar em Jesus e testemunhemos os valores expressos no Evangelho, nós vos pedimos.
- Senhor, que ao nos prepararmos para o Natal do Senhor, possamos alimentar
nossa esperança em vosso Filho que há de vir, amando-o nos pobres e sofredores, nós vos pedimos.
- Por todos aqueles que se empenham na promoção da vida em plenitude. Que o seu testemunho encante e ajude a construir uma sociedade melhor, pautada por valores que indiquem a presença dos cristãos e cristãs no mundo, nós vos pedimos
PR.: Senhor nosso Deus, ouvi as preces que Vos dirigimos com fé, conduzi-nos à bem-aventurança celeste. Por Cristo nosso Senhor.
Ass. Amém.
LOUVAÇÃO E AÇÃO DE GRAÇAS
- CANTO DAS OFERTAS
É o momento de fazer nossa oferta para manter as necessidades da comunidade, cantemos:
A nossa oferta apresentamos no altar/
e Te pedimos vem Senhor, nos libertar.
1- A chuva molhou a terá/ O homem plantou um grão/
a planta deu flor e frutos/ Do trigo se fez o pão.
2- O homem plantou videiras/ Cercou-as com seu carinho/
Da vinha brotou a uva/ Da uva se fez o vinho.
3- Os frutos da nossa terra/ e as lutas dos filhos teus/
Serão, pela tua graça/ Pão vivo que vem dos céus.
4- Recebe, Pai, nossas vidas/ Unidas ao pão e vinho/
e vem conduzir teu povo / Guiando-o no teu caminho.
- CONVITE À AÇÃO DE GRAÇAS
- Irmãos e irmãs, vamos juntos dar graças a Deus, repartindo o Pão Consagrado, em memória de Jesus que se encontra em nossa mesa e nos dá o
seu perdão. Cantemos acolhendo o Pão Eucarístico.
Enquanto se faz um canto, o Ministro da Eucaristia traz o pão consagrado e o coloca sobre o altar. Todos fazem uma breve inclinação.
- O Senhor esteja com vocês.
Ass. Ele está no meio de nós!
- Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
Ass. É nosso dever e nossa salvação!
- ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS:
- É muito bom vos louvar, ó Deus bondoso e fiel! Desde o começo do mundo, vos revelastes aos antigos Pais da fé como Deus santo e amigo da humanidade. Por meio dos profetas, falastes ao povo da Primeira Aliança e vossas palavras se cumpriram em Jesus, vosso Filho amado, a quem esperamos. Nossas obras de justiça e paz proclamem aos oprimidos que o Senhor Jesus vem.
Refrão: Vem, Senhor, vem nos salvar, com teu povo, vem caminhar! (bis)
- João Batista, lá no deserto, apontou para nós o Messias e deu testemunho de sua luz. Maria, recebendo o anúncio do Anjo, ficou grávida do Verbo. E vossas promessas se cumpriram na plenitude dos tempos pela vida de Jesus Cristo, nosso Salvador! Hoje, vosso povo reunido em louvação é sinal de que vosso Reino está no meio de nós. Acolhei nosso desejo de sermos unidos em Jesus Cristo e de vermos brilhar em nossa humanidade o esplendor da vossa luz.
Refrão: Vem, Senhor, vem nos salvar, com teu povo, vem caminhar! (bis)
- Ó Deus, sempre possamos vos louvar e agradecer pelos imensos benefícios que realizais em nossas vidas. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass. Amém.
- Ó Deus, criador do céu e da terra, os nossos louvores e as nossas preces cheguem a vós pelas mãos daquele que é nosso único mediador, Jesus Cristo, nosso Senhor, por quem oramos com as palavras que ele nos ensinou:
Ass. Pai nosso…,
- RITO DA COMUNHÃO
- Irmãos e irmãs, participemos da comunhão do Corpo do Senhor em profunda unidade com nossos irmãos que, neste dia, tomam parte da Celebração Eucarística, memorial vivo da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O Corpo de Cristo será nosso alimento.
- Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Ass: Senhor, eu não sou digno …
- CANTO DE COMUNHÃO
Vigiai, vigiai, eu vos digo
Não sabeis qual o dia ou a hora.
Vigiai, vigiai eu repito
Eis que vem o Senhor
Em sua glória! (bis)
- Foste amigo antigamente
Desta terra que amaste,
Deste povo que escolheste;
Sua sorte melhoraste,
Perdoaste seus pecados,
Tua raiva acalmaste.
- Vem de novo restaurar-nos!
Sempre irado estarás,
Indignado conta nós?
E a vida não darás?
Salvação e alegria,
Outra vez não nos trarás?
- Escutemos suas palavras
É de paz que vai falar;
Paz ao povo, a seus fiéis,
A quem dele se achegar.
Está perto a salvação
E a glória vai voltar.
- Eis: Amor, Fidelidade
Vão unidos se encontrar,
Bem assim, Justiça e Paz
Vão beijar-se, e se abraçar.
Vai brotar Fidelidade
E Justiça se mostrar.
- ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
- Aproveite-nos, ó Deus, a participação nos vossos mistérios. Fazei que eles nos ajudem a amar desde agora o que é do céu e, caminhando entre as coisas que passam, abraçar as que não passam. Por Cristo, nosso Senhor. Ass. Amém
RITOS FINAIS
- AVISOS
- BENÇÃO FINAL
PR: O Senhor esteja convosco.
Ass. Ele está no meio de nós.
PR: Que o Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, e derrame sobre vós as suas bênçãos.
Ass. Amém!
PR: Que durante esta vida ele vos torne firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade.
Ass. Amém!
PR: Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito homem, sejais recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua glória.
Ass. Amém!
PR: O Senhor todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo nos abençoe e nos guarde.
Ass. Amém!
- CANTO FINAL
1- Senhor, vem salvar teu povo
Das trevas da escravidão
Só tu és nossa esperança
És nossa libertação!
Vem, Senhor
Vem nos salvar
Com teu povo
Vem caminhar! (Bis)
2- Contigo o deserto e fértil
A terra se abre em flor
Da rocha brota água viva
Da treva nasce o esplendor.
3- Tu marchas à nossa frente
És força, caminho e luz
Vem logo salvar teu povo
Não tardes, Senhor Jesus!