Reunião virtual da equipe de articulação das CEBS de Guanhães

245

Realizou-se, na manhã do sábado, dia 12 de dezembro, pelo aplicativo Google Meet, a reunião da Equipe de Animação das CEBs da Diocese de Guanhães. Participaram os cristãos  leigos e leigas que compõem a equipe, juntamente com o padre Jose Aparecido dos Santos, coordenador diocesano de pastoral, e os padres Wanderlei Rodrigues dos Santos e Salomão Rafael Gomes Neto que assessoram as pastorais sociais.

Após a acolhida, Néria Ester Leite conduziu o momento de oração. A seguir,  os participantes fizeram memória das atividades desenvolvidas durante o ano de 2020, em tempos de pandemia do covid-19. A equipe reunira-se no mês de fevereiro, em Guanhães,  tendo a presença de Dom Otacilio. Em março, o evento foi na cidade de Virginópolis, para um planejamento de ações formativas na diocese. Marcou-se um encontro diocesano para o mês de abril, entretanto,  devido à pandemia, não foi possível sua realização. No dia 7 de julho, os membros da equipe participaram da reunião online da Micro Centro II. Em setembro, foi virtual  a reunião dos membros da equipe diocesana  para repasse de algumas informações sobre a Micro e a Estadual. Durante o ano, a equipe participou de lives- reuniões online ao vivo – sobre seminário da CNBB,  6ª Semana Social Brasileira e Fórum Social das Pastorais Sociais Leste II. Uma página no Facebook foi criada para as pastorais sociais e Cebs. Promoveu-se uma live na semana do Grito dos Excluídos com a participação do padre Nelito. Durante o período, também  se realizaram 5 lives com temas voltados para as eleições municipais com os palestrantes: padre Paulo Adolfo-CEFEP; José Aristides Gamito, da Associação Cultural de Conceição de Ipanema; Sônia Gomes, presidente do Conselho Nacional dos Leigos(as) do Brasil – CNLB ; Ismael, coordenador da Pastoral Universitária e Iara, Assistente Social. Ocorreu a participação de 5 pessoas de Guanhães no curso de Fé e Política – CEFEP e os envolvidos elaboraram um projeto de multiplicação do curso para a diocese. Após a eleição, houve uma reunião com o bispo Dom Otacilio e os novos assessores das Pastorais Sociais para apresentação do projeto da Escola de Fé e Política e do Plano de Trabalho para 2021. Durante a reunião o bispo manifestou interesse pela realização de uma live, ou encontro ainda para este ano, com os candidatos eleitos (católicos) para um acompanhamento e apoio da igreja a eles. Dando continuidade, a cristã leiga Maria Madalena dos Santos Pires apresentou o Plano de Trabalho para 2021, com suas justificativas, objetivos e estratégias para atuação laical e CEBs. Após, a discussão e apresentação de sugestões o plano foi aprovado. A proposta de calendário das CEBs 2021 da Micro e da Estadual foi lida aos participantes.

A equipe definiu como estratégias e encaminhamentos: a continuação de reuniões bimestrais de forma virtual enquanto permanecer a pandemia, a junção dos grupos de WhatsApp das Cebs e de Leigos e convidar representação laical dos membros dos Conselho de Pastoral Paroquial(CPPs) das paróquias. Madalena ficou responsável de organizar a  junção dos grupos de WhatsApp e articular  uma reunião com os membros em janeiro.

Na avaliação dos membros a reunião foi muito produtiva e de grande relevância para a manutenção dos trabalhos pastorais mesmo em tempo de pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui