Regional Leste 2 convida para 6ª Semana Social Brasileira

619

Fonte: www.ssb.org.br

A 6ª Semana Social Brasileira mobiliza o Brasil e já acumula diversos momentos como seminários regionais por videoconferência e rodas de conversa por lives, como exige este momento de pandemia.

“O nosso Deus é o Deus libertador, o nosso Deus é o Deus que manifesta o seu projeto e que nos leva ao compromisso com a vida e o compromisso com toda criação. A 6ª Semana Social Brasileira é um compromisso com a vida, por isso, nosso tema Mutirão pela vida: por Terra, Teto e Trabalho. É esse grande mutirão que estamos propondo, ele nos remete aos três Tês de Francisco”. A afirmação de dom José Valdeci Santos Mendes, Bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sintetiza bem as aspirações da iniciativa que já está mobilizando as forças populares e pastorais do Brasil.

Por causa da pandemia de coronavírus que exige distanciamento social, as atividades da 6ª Semana Social Brasileira (6ª SSB) sofreram alterações. As atividades que deveriam acontecer de modo presencial, agora são realizadas com a ajuda da tecnologia. Nesse cenário já ocorreram quatro rodas de conversas nacionais e quatro seminários regionais. A secretária executiva da 6ª SSB, Alessandra Miranda, avalia positivamente esse novo caminho. “A SSB, realiza agora, neste momento de distanciamento social, por conta da pandemia da covid-19, os mutirões online, com o objetivo de fazer a escuta dos regionais da CNBB, das lideranças das pastorais sociais, dos movimentos eclesiais e também dos movimentos populares, para motivar para o tema, mas também para fazer uma análise de conjuntura e uma reflexão que mobilize e justifique localmente a realização da 6ª SSB”, explica.

Na metodologia do mutirão, os momentos nacionais ao vivo, que são rodas de conversa, com transmissão pelo Facebook e YouTube foram denominados como Mutirão de Conversa e os seminários regionais receberam o nome Mutirão de Seminários. Alessandra Miranda traz mais detalhes sobre as mobilizações regionais e como esses espaços estão dando vida e corpo para a 6ª SSB. “É um momento em que, em uma sala virtual, as lideranças, em média 60 ou 70 pessoas, compartilham a mística e a espiritualidade, num momento de leitura bíblica e de reflexão, com poesias, com músicas. Reflete também a partir da análise de conjuntura, sobre as oportunidades de realização da 6ª SSB naquele regional, e elenca algumas sugestões e estratégias para os mutirões pela vida. Então, os Mutirões de Seminário tem sido esse caminho de mobilização, sobretudo”, conclui.

O Regional Leste 2 organizou um Seminário on-line da 6ª Semana Social Brasileira. Leia carta convite:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui