Grito dos Excluídos(as) acontecerá em diversas regiões do estado de MG

330

Em sua 27ª edição consecutiva, mobilização ocupa as ruas nacionalmente no próximo dia 7 de setembro para lutar saúde, comida, moradia, trabalho, renda.

Desde 1995 mobilizando cidadãos em todo o Brasil – em contraponto às manifestações “cívicas” que marcam a data –, o Grito dos Excluídos soma-se novamente à campanha nacional pelo “Fora Bolsonaro” em protesto às vozes de brasileiros que foram “abafadas” pela política negacionista do governo federal. “O grito é sempre atual no sentido de questionar todas as mazelas que estão aí na sociedade. Assim, dizemos que precisamos lutar pela vida e pela vida com dignidade”, destacou dom José Valdeci Santos Mende, bispo da diocese de Brejo, no Maranhão, e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sócio Transformadora da CNBB.

Em Minas Gerais o Grito vai acontecer em muitas regiões do estado. O povo das CEBs nas comunidades prepara o Grito desde o início do ano. Em Belo Horizonte representantes do Vicariato Social da Arquidiocese e movimentos sociais estão convocando a população para concentração na Praça Afonso Arinos a partir das 10 horas. De lá sairão em passeata até a Praça da Estação.

Em Governador Valadares a Cáritas Diocesana, Frente Povo sem Medo, Frente Brasil Popular, Movimentos e Sindicatos organizaram a 34ª edição do Grito. Evento acontecerá na Praça do Vigésimo, às 8 horas.

Em Sete Lagoas a Comissão de Promoção Humana da diocese que tem a Cáritas Diocesana, Pastorais Sociais, Vicentinos e CEBs organizou dois momentos. Hoje, 03/09, acontece um ato público no Terminal Urbano de ônibus com panfletagem e faixas nos semáforos. No dia 07/09 acontece uma manhã de mobilização na Ocupação CDD que tem 95 famílias lutando por moradia. Momento de mística, apresentações artísticas organizadas pelos moradores como coral, dança e poesia serão as atrações. Evento começa às 8h e termina às 10h com lanche comunitário.

Em Uberlândia também está sendo organizado o Grito dos Excluídos(as). Começa às 9h30 na Praça Sérgio Pacheco.

 

A Diocese de Caratinga também preparou o Grito dos Excluídos 2021. Veja programação:

Dia 07 de setembro as 16h

1. Abertura, mantra
2. Cântico de acolhida
3. Ato penitencial
4. Glória dos pobres
5. Oração de coleta
6. Leitura bíblica
7. Salmo
8. Evangelho
9. Preces (por forania de acordo com os tempos que estamos vivendo e de acordo com o tema)
10. Pai nosso dos mártires
Gritos (cada pessoa presente é convidada a fazer um grito)
11. Oração e benção Final.
12. Canto Final (Este é o nosso país)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui