Encontro das CEBs em Passos

90


As CEB’s (Comunidades Eclesiais de Base) nasceram e se desenvolveram em meio às resistências e lutas populares. A participação dos cristãos em lutas e organizações do povo e o esforço em traduzir a fé em compromisso sócio-político transformador decorrem da experiência bíblica de Deus: um Deus metido na terra, na História. É o Deus conosco. Mais ainda! É o Deus com os mais pobres entre nós: Deus feito gente, Deus feito pobre, marginal, excomungado, perseguido, condenado, executado, morto.

Temos a aprender mais com a marcha caminhante e teimosa dos povos da América Latina, povo crente e oprimido neste processo histórico de Libertação que com as cabeças mitradas dos que, preocupados tão somente com o Magistério oficial, vivem fechados em seus gabinetes. Por isso, nós, das CEBs de Passos, estamos propondo para nosso Encontro Setorial, o tema: “CEBs, clamores e resistência nas lutas populares” e lema, inspirado na profecia de Isaías: “Quando a perna cansa, firme é a Esperança”.

Nesta difícil conjuntura que atravessamos, os senhores da morte nos querem anestesiados, conformados, fatalistas. Mas temos de buscar no avesso, no reverso do reverso, nas dobras da História, os clamores e a resistência do povo da Bíblia e dos povos proibidos de hoje (mulheres, negros, LGBTs, trabalhadores, sem-terra-teto-salário).

Para nos ajudar no aprofundamento da nossa Espiritualidade libertadora, ligando sempre mística e militância, Esperança e memória subversiva do Evangelho, contaremos com a assessoria de Nancy Cardoso (pastora metodista, teóloga da Libertação, está na peleja da Comissão Pastoral da Terra—CPT e é biblista do CEBI—Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos).

Altivos, em pé de testemunho, com todas/os, continuaremos gritando (ainda que incomodamente) nossa fé, nossa Utopia: Cremos na unidade do Povo, em sua resistência e em suas organizações populares. Cremos em sua Esperança muitas vezes desesperada. Em sua vida que morre e mancha de vermelho-sangue este caminho de Cruz-Martírio-Ressurreição.

Na força e Paixão pelo Reino, aguardamos vocês, companheiras/os!

 

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá, bom dia. Tenho interesse em participar deste encontro. Gostaria de saber o endereço em que o mesmo acontecerá, os horários de início e finalização. Grato. Daniel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui