COMIRE Leste 2 realiza assembleia anual

422

Texto: Ana Dalva Martins – CEBs, Diocese de Gov. Valadares

O Conselho Missionário Regional (COMIRE) do Regional Leste 2 – MG/ES, realizou nos dias 14 a 16 de fevereiro/2020, em Belo Horizonte, sua assembleia anual.

Um dos objetivos foi estudar o Programa Missionário Nacional (PMN)  – ligado às Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja 2019-2023 (Doc.109-CNBB), apresentado pela Irmã Sandra Regina Amado, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

‘A importância deste encontro é estudar o Programa Missionário Nacional, tomar as indicações e definir as prioridades para a evangelização em nosso Regional. Que sejamos convencidos de que não há Igreja sem missão e que a missão faz parte de nosso Batismo’, disse Dom Vicente, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial da Comissão para a Ação Missionária.

Prioridades e propostas a serem trabalhadas pelo Conselho Missionário do Regional Leste II (2020-2023):

FORMAÇÃO

– Promover formação missionária fundamentada na pessoa de Jesus Cristo e na Palavra de Deus (tendo como base o querigma).

– Articular uma equipe de assessores para desenvolver ações formativas no regional, elaboração de subsídios e atender as demais demandas nesta área, tendo em vista a formação de multiplicadores.

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA

Organização e fortalecimento de Conselhos Missionários nos diversos níveis: Diocesano, paroquial e seminários (COMIDI, COMIPA, COMISE);

– Animar e implantar onde não há as obras missionárias: Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária, Famílias Missionárias, Idosos e Enfermos Missionários.

MISSÃO  AD GENTES

INDICATIVO:  Que cada Diocese tenha uma igreja irmã na Amazônia ou em outra localidade Ad Gentes.

– Fazer um levantamento de informações de Dioceses que tenham projetos de Igreja Irmã e atuação de missionários nestas localidades. Divulgar as ações realizadas e incentivar a participação das Dioceses neste projeto;

– Incentivar o envio de missionários além-fronteiras, priorizando os países da Amazônia. Para tanto, criar dentro do COMIRE um serviço de Missão Ad Gentes.

COMPROMISSO PROFÉTICO –SOCIAL

– Promover diálogo e comunhão entre pessoas da dimensão missionária com as pastorais sociais, buscando trabalhar ações em comum;

– Que o COMIRE procure participar nas ações e eventos promovidos pelas Pastorais Sociais e demais movimentos que promovam a vida.

Nesta Assembleia foi eleita a nova coordenação do COMIRE LESTE 2. Pe. José Geraldo Melo, coordenador atual, juntamente com sua equipe, cumpriram sua missão com muito empenho, realizando um excelente trabalho.

O novo coordenador eleito, Pe. José Eduardo, da Diocese de Guaxupé, ficará à frente do COMIRE no período de 2020-2023.

Encerramos a assembleia com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Vicente e concelebrada por diversos padres do Regional. Celebramos também o envio do Pe. Leonardo Loures, pároco em Juiz de Fora, para a missão Ad Gentes na região Amazônica.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui