Celebração dos 20 anos de fundação da Ascanavi

163

As CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) saúdam os 20 anos de lutas e triunfos da ASCANAVI e em sua tarefa pelos melhores níveis de produtividade, aliado à qualificação profissional e renda aos seus associados.

09 DE MARÇO DE 2022

Hoje celebramos na sede da ASCANAVI (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva) os seus 20 anos de vida, celebramos também o dia mundial dos catadores e catadoras de materiais recicláveis em memória ao massacre ocorrido na Universidade Livre de Ottawa na Colômbia em 1992, quando 11 catadores foram brutalmente assassinados no trabalho com o objetivo de tráfico de órgãos e utilização de seus corpos para pesquisas. A data foi consagrada no primeiro encontro internacional de catadores e catadores acontecido em 2008 na Colômbia e por fim celebramos o dia internacional da mulher em memória das 129 operárias que morreram carbonizadas em uma fábrica têxtil em 1957 na cidade de Nova York nos Estados Unidos.

Quantas histórias de lutas e conquistas a serem celebradas. Em um ambiente muito festivo e alegre os associados e parceiros pediram ao bom Deus sua proteção e energias positivas para continuar fazendo história. Padre Antônio, um dos fundadores da ASCANAVI, foi muito lembrado, foram lembrados também os associados que fizeram sua Páscoa definitiva e encontram-se na morada eterna do Pai.

Lembramos que a luta continua, chamamos atenção às lutas que devem se fortalecer com a união de todos como a conquistas de um ambiente de trabalho menos perigoso, com mais segurança, principalmente no que diz respeito à saúde ocupacional; lutar por melhores lucros e combate aos intermediários; pela inclusão dos catadores na gestão dos recursos públicos destinados à limpeza da cidade e por fim pela valorização profissional dos catadores e catadoras de materiais recicláveis e o fim da discriminação dos profissionais que trabalham na coleta, triagem e reciclagem dos resíduos gerados pela cidade.

Os catadores e catadoras realizam um trabalho essencial à vida e ao desenvolvimento sustentável de nossa Casa Comum e precisam ser valorizados como profissionais e não como coitadinhos que necessitam de esmola. Os recursos públicos oriundos de impostos de sua população precisam ser melhor utilizados em favor daqueles atores que cuidam da vida da cidade e do meio ambiente.

Parabéns ASCANAVI e a todos os seus associados.

Que o bom Deus continue os abençoando e que unindo forças consigam a verdadeira valorização profissional de todos os associados.

 

Wellington Moreira Azevedo

Agente Caritas e membro das CEBs

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui