Roteiro para celebração do 30º Domingo do Tempo Comum

1127
Ateliê15

Por Vasco Lagares

Reflexão: Padre Manoel Godoy

Deus ama o pobre e o pecador humilde e rejeita quem se diz religioso e despreza seus irmãos.

REFRÃO

Deus é amor, arrisquemos viver por amor!

Deus é a – mo – o – or, Ele a – fasta o medo!

Ani. Foi finalizado hoje em Roma o Sínodo para a Amazônia, o Sínodo que congregou os Bispos da Região Pan-Amazônica, para refletir e partilhar o seguinte tema: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. Os reflexos deste Sínodo vão ecoar para toda a Igreja, em todas as suas realidades. E principalmente, vão atualizar o jeito de ser Igreja junto a floresta e aos povos da floresta. Que nossas comunidades estejam atentas aos sinais dos tempos, para assumir com fidelidade o Projeto de Jesus Cristo. (a comunidade pode inserir um breve comentário sobre sua caminhada missionária, dentro das atividades do Mês Missionário Extraordinário)

RITOS INICIAIS

  1. CANTO DE ENTRADA

Eis-me aqui Senhor! Eis-me aqui Senhor!

Pra fazer Tua Vontade pra viver do Teu Amor

Pra fazer Tua Vontade pra viver do Teu amor

Eis-me aqui Senhor!

1.O Senhor é o Pastor que me conduz Por caminhos nunca vistos me enviou \ Sou chamado a ser fermento sal e luz \ E por isso respondi: aqui estou!

2.Ele pôs em minha boca uma canção \ Me ungiu como profeta e trovador \ Da história e da vida do meu povo \ E por isso respondi: aqui estou!

3.Ponho a minha confiança no Senhor \ Da esperança sou chamado a ser sinal \ Seu ouvido se inclinou ao meu clamor \ E por isso respondi: aqui estou!

  1. ACOLHIDA E SAUDAÇÃO

PR: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo

ASS: Amém

PR: O Senhor, que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de cristo, esteja convosco.

ASS: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

  1. ATO PENITENCIAL:

PR: Meus irmãos e irmãs, nos colocando diante do Senhor, reconheçamos as nossas culpas para participarmos dignamente da mesa do Senhor; Confessemos os nossos pecados:

Ass: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.

Pres: Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

Ass: Amém.

Pres: Senhor, tende piedade de nós.

Ass: Senhor, tende piedade de nós.

Pres: Cristo, tende piedade de nós.

Ass: Cristo, tende piedade de nós.

Pres: Senhor, tende piedade de nós.

Ass: Senhor, tende piedade de nós.

  1. HINO DE LOUVOR:

Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados

Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo poderoso

Nós Vos louvamos

Nós Vos bendizemos

Nós Vos adoramos

Nós Vos glorificamos

Nós Vos damos graças, por Vossa imensa glória.

Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito

Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai

Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós

Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica

Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós

Só Vós sois Santo \ Só Vós sois o Senhor \ Só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo \ com o Espírito Santo na glória de Deus Pai. Amém!

5 ORAÇÃO DO DIA

PR.: Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

AS.: Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

  1. PRIMEIRA LEITURA – Eclo 35,15b-17.20-22a (gr. 12-14.16-18)

Leitor.  Leitura do Livro do Eclesiástico

  1. SALMO – Sl 33,2-3.17-18.19.23 (R.7a.23a)
  2. O pobre clama a Deus e ele escuta: o Senhor liberta a vida dos seus servos.
  3. SEGUNDA LEITURA – 2Tm 4,6-8.16-18

Leitor.  Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo

  1. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
  1. EVANGELHO – Lc 18,9-14
  1. HOMILIA\REFLEXÃO

A primeira leitura deste domingo é tirada do livro do Eclesiástico. Este livro foi escrito uns 200 anos, mais ou menos, antes de Cristo e o povo de Deus estava sob o poder dos Selêucidas, com forte influência da cultura helênica (dos gregos). A dominação não é somente política e social, mas também cultural. Acabar com a cultura dos povos dominados tem como resultado um desprezo pelos valores e virtudes de um povo. Assim, o autor do livro do Eclesiástico queria defender o que havia de mais profundo da cultura do povo de Israel, que estava se deixando levar pela cultura grega. Dentre os valores da cultura e religião do povo de Israel estava a defesa dos pobres, dos órfãos e das viúvas. Por isso, Eclesiástico é bastante concreto ao afirmar que Deus ouve a prece do pobre e que não adianta tentar comprar a Deus com cultos e orações, mas não praticar a justiça e escravizar os irmãos. É preciso cumprir os mandamentos de Deus em relação à proteção dos pobres e fracos. Assim, a verdadeira religião que agrada a Deus é aquela que defende os pobres, pois as preces deles atravessam as nuvens e chegam até Deus. De nada adianta louvar a Deus pela manhã e explorar o pobre à tarde. Deus não é conivente com essa prática.

A segunda leitura, seguramente escrita por um discípulo de Paulo, confirma a certeza do apóstolo de ter feito o melhor de si no anúncio e vivência da Boa Nova. Por isso, ele pode afirmar: Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé! Feliz daquele que pode ter essa convicção no fim de sua vida.

No evangelho, Lucas continua mostrando que no caminho a Jerusalém Jesus vai ensinando aos seus discípulos o que é fundamental para ser um seguidor dele. No episódio de hoje, reprova a atitude falsa e hipócrita daqueles que louvam a Deus com os lábios e com o coração desprezam os seus irmãos. É melhor reconhecer-se pecador e necessitado da misericórdia de Deus do que ser um religioso presunçoso. Nada mais contrário à fé que descolar a vida prática daquilo que se diz crer. Crer em Deus é praticar a justiça, ter humildade para reconhecer-se pecador e suplicar constantemente a misericórdia do Pai.

Padre Manoel Godoy

  1. PROFISSÃO DE FÉ
  2. PRECES DA ASSEMBLÉIA

PR: Alimentados com a palavra de Deus, vamos com fé elevar a Deus nossas orações:

  1. Senhor, atendei-nos com misericórdia
  1. Senhor, que o Sínodo para a Amazônia, concluído hoje, seja sinal de Tua presença no meio dos homens e mulheres que vivem sua Palavra em meio a floresta, Rezemos.
  2. Senhor, ouvindo seu apelo para a missão, saibamos reconhecer em nossa realidade cotidiana, o lugar de nossa ação missionária, sendo luz para os que se encontram desamparados, rezemos.
  3. Por nossa comunidade, para que seja sinal vivo do Reino de Deus em nosso mundo tão marcado pela pobreza e exclusão, rezemos.
  4. Por nossa comunidade paroquial, para que viva a unidade em sua missão evangelizadora, acolhendo com fé os que mais precisam de nossa presença, rezemos.
  5. Por nossas lideranças, leigas, consagradas e ordenadas, para que sejam sinais da presença de Cristo em meio a realidade do nosso cotidiano, rezemos.

PR.: Pai de misericórdia, acolhei as preces que dirigimos a Vós, atendei com bondade o que pedimos com fé. AS.: Amém.

LOUVOR E AÇÃO DE GRAÇAS

Ani. Tendo participado da mesa da Palavra, participemos agora da mesa da Eucaristia, façamos nossa oferta material.

  1. CANTO DAS OFERTAS

Quem disse que não somos nada e que não temos nada para oferecer. Repare as nossas mãos abertas trazendo as ofertas do nosso viver (bis)

  1. A fé do homem nordestino que busca um destino e um pedaço de chão. A luta do povo oprimido que abre caminho e transforma a nação. Ô, ô, ô, ô, recebe Senhor.
  2. Retalhos de nossa historia bonitas vitórias que meu povo tem. Palmares, Canudos, Cabanas são lutas de hoje e de ontem tambem. Ô, ô, ô, ô, recebe Senhor.
  3. Aqui trazemos a semente sangue desta gente que fecunda o chão. Do gringo e tantos lavradores Santo e operários em libertação. Ô, ô, ô, ô, rcebe Senhor.
  4. Coragem de quem dá a vida seja oferecida com este vinho e pão. É força que destrói a morte e muda nossa sorte é ressurreição. Ô, ô, ô, ô recebe Senhor.

 

  1. Irmãos: Agradecidos, elevemos nossos louvores ao Pai. Com braço forte Ele conduziu seu povo e continua, com a luz de seu Espírito, a acompanhar a Igreja peregrina neste mundo.
  2. Bendito e louvado seja Deus, Pai que tanto amor demonstra a todos nós.

PR.: O Senhor esteja conosco.

  1. Ele está no meio de nós.
  2. Elevemos ao Senhor nosso louvor.
  3. É nossa alegria e salvação.

PR.: Nós vós damos graças, ó Pai, por toda a vossa criação e por tudo o que fizestes no meio de nós, por intermédio de Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmão, que nos destes como imagem viva do vosso amor e de vossa bondade.

  1. Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!

PR.: Envie sobre nós, aqui reunidos, o vosso Espírito e dai a esta  terra que nos sustenta uma nova face. Que haja paz em nossas famílias e cresça em nossa comunidade a alegria de sermos vossos por Cristo, nosso Senhor.

  1. Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!

PR.: Pela Palavra do Evangelho de vosso Filho, fazei que as Igrejas do mundo inteiro caminhem na unidade com o Papa Francisco e sejam sinais da presença do Cristo ressuscitado. Tornai esta comunidade cada vez mais sinal de vossa bondade e unida na caminhada com a Diocese sob a orientação do nosso Bispo ….

  1. Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!

PR.: Lembrai-vos, ó Pai, dos nossos irmãos e irmãs que morreram na paz de Cristo…(lembrar os falecidos da comunidade), e de todos os falecidos, cuja fé só vós conhecestes; acolhei-os junto a vós, na luz da vossa infinita misericórdia.

  1. Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!

PR.: Ó Deus, criador do céu e da terra, os nossos louvores e as nossas preces cheguem a vós pelas mãos daquele que é nosso único mediador, Jesus Cristo, nosso Senhor.

  1. Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
  2. RITO DE COMUNHÃO

PR.: Como Jesus nos ensinou, rezemos ao Pai com confiança:

AS.: Pai Nosso…

MESC: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

AS.: Senhor, eu não sou digno(a)…

  1. CANT0 DE COMUNHÃO

Receber a Comunhão com este povo sofrido é fazer a aliança com a causa do oprimido (bis)

  1. Celebrando a Eucaristia, a vida a gente consome. Ao lutar pela justiça acabando com a fome. Pra que o outro seja gente preá que ele tenha nome.
  2. Celebrar a Eucaristia com famintos e humilhados. Com o pobre lavrador sem ter nada no roçado. É estar em comunhão com Jesus Crucificado.
  3. Celebrar a Eucaristia é também ser torturado é ser perseguido e preso é ser marginalizado. Ser entregue aos tribunais numa cruz pra ser pregado.
  4. Celebrar a Eucaristia é a festa antecipada de um novo povo que assume uma vida partilhada. É a força dos pequenos nesta grande caminhada.
  5. Vai também ao nosso encontro nesta Santa Eucaristia. A companheira mãe de todos a Santa virgem Maria, guardará no coração de seu povo a agonia.

 

  1. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

PR.: Ó Deus, que os vossos sacramentos produzam em nós o que significam, a fim de que um dia entremos em plena posse do mistério que agora celebramos. Por Cristo, nosso Senhor.

AS.: Amém.

  1. AVISOS
  1. BENÇÃO FINAL
  2. PR. O senhor nos abençoe e nos guarde!

ASS. Amém!

  1. O senhor faça brilhar sobre nós a sua face e nos seja favorável!

ASS. Amém!

  1. O senhor dirija para nós o seu rosto e nos dê a paz.

ASS. Amém!

  1. Que o Senhor confirme a obra de nossas mãos, agora e para sempre. Amém!

ASS. Amém!

  1. Abençoe-nos o Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.

ASS. Amém!

  1. A alegria do Senhor seja nossa força vamos em paz e o Senhor nos acompanhe.

 

  1. CANTO FINAL

Ide pelo mundo, ide pelo mundo / e anunciai, e anunciai, o Evangelho a toda criatura.

  1. Eu vos envio, servidores do Reino, / onde estiverdes eu convosco estarei. / Eu vos envio, despojados de tudo, / só

levareis a bagagem do amor.

  1. Eu vos envio, promotores da paz, / ministros sois da reconciliação. / Eu vos envio, mensageiros alegres, / quem

encontrardes tratareis com amor.

  1. Eu vos envio, testemunhas da vida,/ clamor supremo, vocação universal. / Eu dou a todos vida plena e fecunda, / sinais de morte combatei, é o mal.
  2. Eu vos envio, construtores do amor, /fazei irmãos, Deus é o Pai, proclamai. / Cidade viva, um só povo formai, / um só batismo, só um Senhor adorai.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui