CEBs de Sete Lagoas tem primeira reunião de 2022

171

Numa tarde de muito sol e calor, a equipe de animadores e animadoras das CEBs da diocese de Sete Lagoas esteve reunida no último sábado (05/03) no Centro Pastoral de Lourdes que foi gentilmente cedido pela Paróquia de Santo Antônio na pessoa de Monsenhor Wilson.

Depois das justificativas de nossos irmãos e irmãs que não puderam comparecer, começamos nosso encontro com um belo momento de espiritualidade preparado pelas irmãs Bené e Lenita. Logo em seguida tivemos um momento rico de formação com a Irmã Simone.O tema foi “Por uma igreja sinodal”, refletindo a preparação do sínodo que o Papa Francisco convocou para o ano de 2023, mas que já está acontecendo nas comunidades com o processo de escuta. Simone fez uma reflexão que retomou a caminhada da igreja no Brasil, na América Latina e no mundo. Trouxe as conclusões das conferências de Medellín, Puebla e Aparecida como pontos de partida na busca da construção de uma igreja sinodal. Entre avanços, freios e retrocessos, o sínodo convocado por Francisco é uma esperança de retomada de pontos importantes dos documentos citados. Refletimos que a caminhada das CEBs já é sinodal desde seu nascimento e que temos muito a contribuir no processo. Alguns de nós da equipe já atuam nas equipes paroquiais de organização do sínodo.

Depois disso fomos para o lanche e cafezinho. Logo em seguida passamos aos informes. Encontro estadual das CEBs será mesmo na diocese de Guaxupé, na cidade de Passos em 2023. Também nesse ano teremos o encontro da Micro na diocese de Oliveira. Na questão da juventude, o companheiro Helinho falou dos passos dados pela equipe de articulação. Os círculos bíblicos também foram tema dos informes. Decidimos que teremos que retomar a organização e caminhada desses grupos em 2022. O informe do CEBI Sete Lagoas é de que está sendo organizado encontros de formação bíblica para 2022 que tem a proposta o estudo do Evangelho de Marcos. Encontros serão on-line e presencial, porém ainda não foram marcadas as datas. Foi falado também sobre nosso encontro diocesano que ficou de acontecer em 2020, mas por causa da pandemia ficou adiado. Decidimos colocar o assunto na pauta da próxima reunião que acontecerá no dia 04 de junho de 14h às 18h. Os presentes gostaram do local da reunião e, se a paróquia de Santo Antônio disponibilizar, será nosso novo local de reuniões presenciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui