Equipe das Comunidades Eclesiais de Base da Diocese de Sete Lagoas esteve reunida no último sábado (27/02) na paróquia de Nossa Senhora das Graças que tem como pároco Padre Willian. A reunião presencial foi para planejamento do ano de 2021. Um número reduzido de pessoas esteve presente. Muitos não puderam estar presente por causa do risco devido a pandemia do coronavírus.
Depois da oração inicial, foi feito uma memória da caminhada das CEBs na diocese. Os participantes puderam perceber que a caminhada na diocese teve altos e baixos e que o momento atual é de rearticulação das CEBs. A pandemia provocou uma paralisação das reuniões e atividades nas comunidades. A diocese, com a chegada de Dom Francisco Cota, passa por reorganização do seu Conselho de Pastoral. As CEBs se fazem presente para refletir e ajudar na elaboração de linha pastoral, mais precisamente participando de forma efetiva da COMISSÃO DE PROMOÇÃO HUMANA E DEFESA DO MEIO AMBIENTE.
Após breve explanação na caminhada das CEBs na diocese, e os desafios para o ano de 2021, escolheu-se algumas prioridades:
– Continuar o trabalho na comunidade. Não perder o elo.
– Fortalecer os grupos de círculos bíblicos.
– Continuar articulando momentos de formação bíblica com o CEBI.
– Realizar momentos de formação on-line com temas das CEBs.
– Ajudar na rearticulação da PJ na diocese.
– Participar na fundação da Cáritas na diocese.
– Organizar Semana de Prevenção ao Suicídio já como prévia para organização da Pastoral da Saúde na diocese.