Caminho Sinodal

165

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Governador Valadares – MG está vivenciando um Caminho Sinodal desde o ano de 2021, quando uma equipe de lideranças, em diálogo com o, então Pároco, Pe. Sebastião Bonjour CSSp, organizou uma agenda de encontros para tratar da organização da Fase Sinodal na Paróquia. Foram realizadas reuniões nas Comunidades Eclesiais e   definido que a Assembleia Sinodal Paroquial seria vivenciada em dois encontros: 19 de fevereiro e 02 de abril de 2022. E assim este Caminho Sinodal foi sendo trilhado por todas as Forças Vivas da Paróquia.

I Encontro da Assembleia Sinodal Paroquial

Em 19 de fevereiro foi vivenciado o primeiro encontro, onde estiveram presentes, na Capela Espírito Santo, mais de oitenta representantes das diversas Forças Vivas da Paróquia, o novo pároco – Pe. Dionisio Sebold CSSp, as Irmãs da Imaculada Conceição de Castre (Irmãs Azuis), a Comissão Sinodal composta por representantes de cada Comunidade Eclesial (Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, São Geraldo, Bom Pastor, Santa Mãe de Deus e Santa Maria Madalena) e os assessores da Comissão Sinodal Diocesana.

Na oportunidade, foram apresentados os objetivos e a estrutura organizacional do Sínodo dos Bispos 2021-2023 que tem por tema “Por uma Igreja Sinodal, comunhão, participação e missão” e explicado o Questionário para a fase da Escuta Sinodal de todas as Forças Vivas da Paróquia e demais pessoas de boa vontade que desejassem contribuir e se envolver.

II Encontro da Assembleia Sinodal Paroquial

Na tarde do dia 02 de abril de 2022, na Comunidade São Geraldo, estiveram reunidos os representantes das Forças Vivas, a Comissão Sinodal, a equipe de assessores da Comissão Diocesana, as Irmãs da Imaculada Conceição de Castre (Irmãs Azuis), o Pároco Pe. Dionisio Sebold CSSp e o novo Vigário Paroquial Pe. Luis de Oliveira Martins CSSp.

Foi apresentada e aprovada a síntese das contribuições das Forças Vivas que responderam o Questionário com muita responsabilidade e protagonismo, e o mesmo, após redação final, será encaminhado para a Cúria Diocesana.

Caminhemos juntos sem deixarmos ninguém para trás e trilhemos nossos passos na sinodalidade!

Não tenhamos medo!

Sejamos de verdade, uma Igreja Sinodal.

Guilherme Brito

Assessor da Comissão Sinodal Diocesana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui