As CEBs de Gov. Valadares Realizam seu 11º Encontro Diocesano

33

Em clima de muita alegria, animação, excelente conteúdo e a participação expressiva de, aproximadamente, 160 pessoas de diversas paróquias e entidades da Diocese de Governador Valadares, foi realizado, no último sábado, 16/07, de 07 às 18h, no Metrópole, o 11º Encontro Diocesano das CEBs, com o tema “Os desafios de hoje e a construção da sociedade do bem viver e conviver” e o lema: “Vejam: Eu vou construir novo céu e uma nova terra” (Is 65, 17), sob a provocadora assessoria do Pe. Gustavo Moreira Mendes, da Paróquia Santo Antônio, do Naque.

Nosso encontro começou com a linda celebração do Ofício Divino das Comunidades, seguida da acolhida calorosa do Diretor Espiritual das CEBs, Pe. Sebastião Vitório e da Coordenadora Diocesana das CEBs.

Dando sequência, Pe. Gustavo fez uma abordagem profética ao destrinçar o tema e o lema do encontro, sempre focando o momento difícil que estamos vivendo e convidou todos e todas a assumirem a evangelização dos mais pobres e levar a boa nova de Jesus Cristo ressuscitado, com ardor missionário, para mudar o cenário de fome, desemprego e miséria vivido nos tempos atuais. Diante dessa provocação e para contextualizar nossa realidade, foram realizadas cinco oficinas temáticas onde os participantes, após a discutirem o tema, teriam que apresentar um gesto concreto.

As oficinas foram as seguintes: Bíblia: Leitura Popular, Orante e Poética da Bíblia (Virlene Mendes); Juventudes: O protagonismo das Juventudes na construção da sociedade do bem viver e conviver (Carlos Santos); Sociedade: A Transformação da sociedade e a participação popular (Haruf Salmen);  Ecologia Integral e Mineração (Wellington Azevedo);  Fé e Política: A fé cristã e o compromisso com a dignidade humana (Isac Oliveira). Os oficineiros, na plenária, relataram o que foi discutido nos grupos e as proposições de cada um.

Durante a realização das oficinas, contamos com a presença do nosso bispo diocesano, Dom Félix, que visitou cada uma delas e abençoou os(as) participantes.

Como conclusão e encaminhamento do nosso encontro, foi proposto que cada participante tenha o compromisso de visitar os grupos de reflexão ou círculos bíblicos, a fim de reanimá-los para as lutas por justiça e paz, pela partilha do amor e da caridade.

Cláudia Miffarreg – Coord. Diocesana das CEBs de Gov. Valadares | Fotos: Ana Dalva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui