A RENSA realizou seu 32º Encontro Regional das Comunidades Eclesiais de Base

263

Ronaldo Serpa

No dia 21 de abril ocorreu o 32º Encontro Regional das Comunidades Eclesiais de Base, em formato de live, transmitida pelo canal do YouTube da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA) da Arquidiocese de Belo Horizonte, com cerca de 300 espectadores. O encontro foi possível através do trabalho de articulação da equipe da RENSA. A mediação do encontro ficou a cargo de Normando Martins Leite, a oração com Suzana Ricardo da Silva e o canto teve a participação de Luisão. O Encontro foi assessorado pelo Padre Manuel Godoy.

O Padre ressaltou o cuidado que devemos ter com as crianças e idosos, que a Igreja deve funcionar como um hospital de campanha, tal como foi dito pelo Papa Francisco, e que devemos ter um cuidado com a Casa Comum, ressaltando a necessidade de mudarmos o nosso estilo de vida para preservá-la. Padre Godoy falou ainda da Fratelli Tutti, ressaltando a importância da promoção de iniciativas de abertura da comunidade. Houve abertura para perguntas, em que o Padre Godoy respondeu questões acerca da encíclica Evangelli Gaudium, da participação da juventude na Igreja e das ações que devemos fazer na catequese, pastorais e movimentos para atingir aqueles que se afastaram da Igreja, e como devemos fazer para lidar com os grupos que confundem as CEBs com “movimento” ou pastoral paroquial. Para o Padre, essa confusão é decorrente da dificuldade que algumas pessoas têm de encarar mudanças estruturais, acomodando as CEBs dentro da atual maneira de ser Igreja. Ele ressaltou ainda que ser Igreja no estilo CEBs, preferindo pequenas comunidades ao invés dos grandes templos não é simples.

A Live contou com a presença de irmãs maristas de Pernambuco, de diversas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte e do vigário episcopal da RENSA, Padre Dinamar Gomes Pinto. A transmissão contou ainda com a presença de Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, bispo auxiliar da RENSA, que ressaltou que é característica marcante das CEBs de se reunirem para a partilha da palavra de Deus, que nos alimenta, nos anima e nos projeta para a missão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui