Elaborado por Vasco Lagares – Diocese de Itabira Cel. Fabriciano
Estamos no mês da Bíblia e nos preparando para as eleições gerais.
RITOS INICIAIS
- REFRÃO MEDITATIVO
Tua palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor
Lâmpada para os meus pés, Senhor
Luz para o meu caminho(2x)
- CANTO DE ENTRADA
Toda bíblia é comunicação
De um Deus amor, de um Deus irmão.
É feliz quem crê na revelação,
Quem tem Deus no coração.
Jesus Cristo é a palavra,
Pura imagem de Deus pai.
Ele é vida e verdade, a suprema caridade.
Os profetas sempre mostram
a verdade do senhor.
Precisamos ser profetas
para o mundo ser melhor.
Nossa fé se fundamenta
na palavra dos apóstolos.
João, Mateus, marcos e Lucas
transmitiam essa fé.
Vinde a nós, ó santo espírito,
vinde nos iluminar.
A palavra que nos salva,
nós queremos conservar.
- ACOLHIDA E SAUDAÇÃO
- Irmãos e irmãs, iniciemos nossa celebração em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass. Amém.
- A Graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, pela ação do Espírito Santo estejam convosco!
Ass. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
- RECORDAÇÃO DA VIDA
Somos convidados a viver a misericórdia como um dos fundamentos para a nossa prática cristã. É o Senhor Deus quem nos comunica a sua misericórdia e o seu amor. Acolher significa abrigar, dar refúgio ou receber para proteger. A atitude de acolher exige abertura e disposição. E esta é a atitude do pai misericordioso para com o filho que se perdeu. E é esta a nossa atitude com nossos irmãos e irmãs, que precisa de nosso acolhimento. Lembremos de nossas ações de acolhida e de misericórdia para com nossos irmãos e irmãs.
- ATO PENITENCIAL
PR: Com o coração contrito e humilde peçamos a graça da misericórdia. Reconheçamo-nos todos pecadores e perdoemo-nos mutuamente do fundo do coração. Confessemos nossos pecados:
- Senhor que viestes salvar, os corações arrependidos.
Ref.: Piedade, piedade, piedade de nós. (bis)
- Ó Cristo que vieste chamar os pecadores humilhados.
- Senhor que intercedeis por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa.
PR: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
- GLÓRIA
Ref.: Glória, glória, glória aleluia! Glória, glória, glória aleluia! Glória, glória, glória a Deus nos altos céus paz na terra a todos nós!
- Deus e Pai, nós vos louvamos, glória a Deus! Adoramos, bendizemos, glória a Deus. Damos glória ao vosso nome, glória a Deus! Vossos dons agradecemos.
- Senhor nosso Jesus Cristo, glória a Deus! Unigênito do Pai, glória a Deus. Vós de Deus Cordeiro Santo, glória a Deus! Nossas culpas perdoai.
- Vós que estais junto ao Pai, glória a Deus! Como nosso intercessor, glória a Deus. Atendei nossos pedidos, glória a Deus! Atendei nosso clamor.
- Vós somente sois o santo, glória a Deus! O altíssimo Senhor, glória a Deus com o Espírito divino, glória a Deus! De Deus Pai no resplendor.
- ORAÇÃO DO DIA
- OREMOS: Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Ass. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
Entrada da Bíblia
A Bíblia é a Palavra de Deus semeada no meio do povo, que cresceu, cresceu e nos transformou, ensinando-nos viver um mundo novo.
- Deus é bom, nos ensina a viver. Nos revela o caminho a seguir.
Só no amor, partilhando seus dons, Sua presença iremos sentir.
- PRIMEIRA LEITURA – Ex 32,7-11.13-14
Do Livro do Êxodo
- SALMO – 50 (51)
Refrão: Vou agora, levantar-me, volto à casa do meu pai.
- SEGUNDA LEITURA– 1Tm 1,12-17
Da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo
- ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
O Senhor reconciliou o mundo em Cristo, confiando-nos sua Palavra, a Palavra da
reconciliação, a Palavra que hoje, aqui, nos salva!
- EVANGELHO – Lc 15,1-32
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo a Comunidade de Lucas
- HOMILIA
A parábola mais conhecida de Jesus, e talvez a mais repetida, é a chamada parábola do bom pai. Os que ouviram pela primeira vez esta parábola inesquecível sobre a bondade de um pai preocupado apenas com a felicidade de seus filhos teriam percebido isso?
Sem dúvida, desde o início, eles ficaram perplexos. Que tipo de pai era este que não impunha a sua autoridade sobre os filhos? Como podia consentir na falta de vergonha de um filho que lhe pediu para distribuir a herança antes de morrer? Como podia dividir sua propriedade, colocando em risco o futuro da família?
Jesus os desconcertou ainda mais quando começou a falar das boas-vindas do pai ao filho que voltava para casa faminto e humilhado. Ainda longe, o pai correu ao seu encontro, abraçou-o com ternura, beijou-o efusivamente, interrompeu a sua confissão e apressou-se a recebê-lo como filho amado em sua casa.
Os ouvintes não podiam acreditar. Aquele pai havia perdido a dignidade. Ele não agia como patrono e patriarca de uma família. Sua atitude estava mais perto da postura de uma mãe tentando proteger e defender seu filho da vergonha e da desonra.
Mais tarde, saiu também ao encontro do filho mais velho. Ele ouviu pacientemente suas acusações, falou-lhe com especial ternura e o convidou para a festa. Só queria ver seus filhos sentados na mesma mesa, compartilhando um banquete festivo.
O que estava sugerindo Jesus? É possível que Deus seja assim? Como um pai que não guarda sua herança para si, que não é obcecado pela moralidade de seus filhos e que, quebrando as regras daquilo que era costume, busca uma vida feliz para eles? Será esta a melhor metáfora de Deus: um pai acolhendo de braços abertos os perdidos e suplicando aos que lhe são fiéis que acolham a todos com amor?
Durante vinte séculos, os teólogos elaboraram discursos profundos sobre Deus, mas não é esta metáfora de Jesus ainda hoje a melhor expressão do seu mistério?
José Antonio Pagola
Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez
Fonte: www.cebi.org.br
- PROFISSÃO DE FÉ
- Professemos a nossa fé.
- PRECES DA ASSEMBLÉIA
PR.: Irmãos e irmãs, apresentemos ao Senhor nossas preces, rezando juntos a cada invocação:
Ass. Fazei-nos misericordiosos como o Pai!
- Pelo Igreja, a fim de que seja sinal da misericórdia de Deus junto aos que sofrem, rezemos.
- Pelos cristãos e cristãs, a fim de que se tronem mais acolhedores e solidários, sendo sinal da presença amorosa do Pai em nosso mundo, Rezemos.
- Por todos e todas que se encontram enfermo, desempregados, em situação de isolamento, a fim de que encontrem no Cristo a força para superar os seus problemas, rezemos.
- Por todos e todas que se dedicam a leitura e ao estudo da Palavra de Deus, a fim de que sejam multiplicadores da esperança e da pratica da solidariedade, rezemos.
- Tudo isto vos pedimos ó Pai, fonte de todo bem, por Cristo nosso Senhor.
Ass. Amém.
LOUVAÇÃO E AÇÃO DE GRAÇAS
- CANTO DAS OFERTAS
É o momento de fazer nossa oferta para manter as necessidades da comunidade, cantemos:
Muito alegre eu Te pedi o que era meu
Partir, um sonho tão normal
Dissipei meus bens e o coração também
No fim meu mundo era irreal
Confiei no Teu amor e voltei
Sim, aqui é meu lugar
Eu gastei Teus bens, oh, Pai
E te dou este pranto em minhas mãos
Mil amigos conheci, disseram adeus
Caiu a solidão em mim
Um patrão cruel levou-me a refletir
Meu Pai não trata um servo assim
Nem deixaste-me falar da ingratidão
Morreu no abraço o mal que eu fiz
Festa, roupa nova, anel, sandália aos pés
Voltei à vida, sou feliz
- CONVITE À AÇÃO DE GRAÇAS
- Irmãos e irmãs, demos graças a Deus que se revela na fragilidade do pão. Esta nossa participação no corpo do Senhor é sinal de que queremos compartilhar o seu estilo de vida feito de serviço e de solidariedade, no compromisso da fé. Acolhamos o Cristo em nosso meio.
Enquanto se faz um canto, o Ministro da Eucaristia traz o pão consagrado e o coloca sobre o altar. Todos fazem uma breve inclinação.
- O Senhor esteja com vocês.
Ass. Ele está no meio de nós!
- Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
Ass. É nosso dever e nossa salvação!
- ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS:
- Nós vos damos graças, Senhor, Pai Santo, fonte da verdade e vida, por este dia em que celebramos a vossa Palavra. Por ela, celebramos a vida nova em Cristo que nos abre a mente e o coração para compreendermos as Escrituras.
- Damos-vos graças pela vida de todos os que anunciam a Palavra de Deus e testemunharam a fé.
Ass. Senhor! Venha teu Reino de amor!
- Nós vos damos graças, Senhor, por Jesus Cristo! Ele é a Palavra viva no meio de nós. Ao se colocar ao lado dos perseguidos e marginalizados, nos ensinou como colocar em prática o que recebemos e meditamos nas Escrituras. Jesus curou os doentes, ressuscitou os mortos, expulsou o mal e deu pão aos famintos. Seu testemunho nos inspira a viver o Reino entre nós.
Ass. Senhor! Venha teu Reino de amor!
- Damos-vos graças, pela Boa Notícia que chegou até nós. A Palavra de Deus é vida e salvação! Ela aponta o caminho da renúncia, da cruz, do serviço e do compromisso com o Reino.
Ass. Senhor! Venha teu Reino de amor!
- Damos-vos graças, Deus da vida, pelas iniciativas dos missionários e evangelizadores. Eles fazem sua Palavra conhecida e amada em todos os povos. Louvamos-vos porque sempre suscita entre nós novos irmãos e irmãs que são incansáveis anunciadores do Reino.
Ass. Senhor! Venha teu Reino de amor!
- Damos-vos graças igualmente por todas as famílias que encontram na Palavra sustendo nos desafios, conforto no sofrimento, amparo na perda e alegria nas conquistas.
Ass. Senhor! Venha teu Reino de amor!
- A Sagrada Escritura nos revela o Senhor Ressuscitado que envia o Espírito para fortalecer sua Igreja peregrina, discípula missionária. Por isso rezemos juntos…
Ass. Pai nosso…,
- RITO DA COMUNHÃO
- Irmãos e irmãs, participemos da comunhão do Corpo do Senhor em profunda unidade com nossos irmãos que, neste dia, tomam parte da Celebração Eucarística, memorial vivo da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O Corpo de Cristo será nosso alimento.
- Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Ass. Senhor, eu não sou digno …
- CANTO DE COMUNHÃO
- Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão. Se fecharem uns poucos caminhos, mil trilhas nascerão.
Refrão: Muito tempo não dura a verdade nestas margens estreitas demais. Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais.É Jesus este pão de igualdade. Viemos pra comungar com a luta sofrida do povo que quer ter voz, ter vez, lugar. Comungar é tornar- se um perigo viemos pra incomodar. Com a fé e união nossos passos um dia vão chegar!
- O Espírito é vento incessante, que nada há de prender. Ele sopra até no absurdo que a gente não quer ver.
- No banquete da festa de uns poucos, só rico se sentou. Nosso Deus fica ao lado dos pobres, colhendo o que sobrou.
- Toda luta verá o seu dia nascer da escuridão. Ensaiamos a festa e a alegria fazendo a comunhão.
- ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
- Ó Deus, que a vossa Palavra penetre todo nosso ser para que não sejamos movidos por nossos impulsos, mas pela graça dos vossos ensinamentos. Por Cristo, nosso Senhor. Ass. Amém
RITOS FINAIS
- AVISOS
- BENÇÃO FINAL
PR: O Senhor esteja convosco.
Ass. Ele está no meio de nós.
PR: Abençoe-nos e guarde-nos o Senhor Todo Poderoso e cheio de misericórdia: Pai e Filho e Espírito Santo.
Ass. Amém!
- CANTO FINAL
- Senhor, fazei-me um instrumento de vossa paz. Onde houver ódio que eu leve o amor, onde houver ofensa que eu leve o perdão. Onde houver discórdia que eu leve a união, onde houver dúvida que eu leve a fé. Onde houver erro que eu leve a verdade, onde houver desespero que eu leve a esperança. Onde houver tristeza que eu leve a alegria, onde houver trevas que eu leve a luz.
- Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna. (bis)