Elaborado por Vasco Lagares – Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano
RITOS INICIAIS
- REFRÃO MEDITATIVO
Deus é amor, arrisquemos viver por amor
Deus é amor, ele afasta o medo
- CANTO DE ENTRADA
Javé, o Deus dos pobres, do povo sofredor, aqui nos reuniu pra cantar o seu louvor. Pra nos dar esperança e contar com sua mão na construção do reino, reino novo, povo irmão.
- Sua mão sustenta o pobre, Ninguém fica ao desabrigo, Dá sustento a quem tem fome. Com a fina flor do trigo.
- Alimenta os nossos sonhos, Mesmo dentro da prisão. Ouve o grito do oprimido, Que lhe toca o coração.
- Cura os corações feridos, Mostra ao forte o seu poder, Dos pequenos é a defesa, Deixa a vida florescer.
- ACOLHIDA E SAUDAÇÃO
- Com Alegria iniciemos este nosso encontro de irmãos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ass. Amém.
- O Deus da esperança, que nos enche de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.
Ass. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
- RECORDAÇÃO DA VIDA
Na Liturgia de hoje, somos chamados para a pratica do amor. Esta pratica exige de nós generosidade e espirito de doação. Ao vivenciarmos o amor como medida de nossa vida, nossa ação diante dos irmãos e irmãs é de misericórdia e solidariedade. (Lembrar os momentos em que a comunidade vivenciou ações de solidariedade, doação e generosidade diante da sua realidade.)
- ATO PENITENCIAL
PR: Irmãos, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. Confessemos nossos pecados:
AS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas
vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos, e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
PR: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
PR: Senhor, tende piedade de nós.
AS: Senhor, tende piedade de nós.
PR: Cristo, tende piedade de nós.
AS: Cristo, tende piedade de nós.
PR: Senhor, tende piedade de nós.
AS: Senhor, tende piedade de nós
- GLÓRIA
Glória, glória, glória aleluia! Glória, glória, glória aleluia! Glória, glória, glória a Deus nos altos céus paz na terra a todos nós!
- Deus e Pai, nós vos louvamos, glória a Deus! Adoramos, bendizemos, glória a Deus. Damos glória ao vosso nome, glória a Deus! Vossos dons agradecemos.
- Senhor nosso Jesus Cristo, glória a Deus! Unigênito do Pai, glória a Deus. Vós de Deus Cordeiro Santo, glória a Deus! Nossas culpas perdoai.
- Vós que estais junto ao Pai, glória a Deus! Como nosso intercessor, glória a Deus. Atendei nossos pedidos, glória a Deus! Atendei nosso clamor.
- Vós somente sois o santo, glória a Deus! O altíssimo Senhor, glória a Deus com o Espírito divino, glória a Deus! De Deus Pai no resplendor.
- ORAÇÃO DO DIA
- OREMOS: Concedei, ó Deus Todo-Poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Ass. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
- PRIMEIRA LEITURA – 1Sm 26,2.7-9.12-13.22-23
Do Primeiro Livro de Samuel
- SALMO – 102(103)
Refrão: O Senhor é bondoso e compassivo.
- SEGUNDA LEITURA– 1Cor 15,45-49
Da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios
- ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu vos dou este novo mandamento, nova ordem, agora, vos dou; que, também vos ameis uns aos outros, como eu vos amei, diz o Senhor.
- EVANGELHO – Lc 6,27-38
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo a Comunidade de Lucas
- HOMILIA
A Realidade
Ainda no tempo do regime militar, em São Paulo, os operários pretendiam fazer uma passeata com manifestações para reivindicar direitos seus. O regime, através de seu preposto, o governador Paulo Maluf, iria mandar a polícia impedir a passeata e as manifestações. Que fazer? Enfrentar a polícia seria provocar um massacre. Pe. Domingos Barbé do Movimento “Não-Violência Ativa” ajudou. Preparou os operários para vencer a violência com a não-violência. À frente da passeata foram mães levando seus filhos nos braços e oferecendo flores aos policiais que vinham, armados até os dentes, impedir a movimentação. Não sabendo mais o que fazer, os policiais foram recolhidos aos quartéis e a passeata seguiu em frente.
A Palavra
A primeira Leitura é das histórias de Davi. Saul queria matá-lo. À noite ele entra no acampamento de Saul, encontra o rei dormindo profundamente, tendo a seu lado a lança e sua bilha de água. Davi não mata o rei seu inimigo, apenas leva sua lança e sua bilha e, depois, grita de longe para que todos os que dormiam no acampamento fiquem sabendo que ele entrou lá e não matou Saul.
No Evangelho estão as palavras de Jesus que causam dificuldade para muita gente: como oferecer a outra face, se o outro já te bateu? Mas, se você também bate, está dando razão para ele, está dando razão para a violência, fica apenas uma dúvida: quem é mais violento? O mais violento é que parece vencer. Parece, porque apenas abafa a violência mais fraca que, abafada, pode crescer e se fortalecer e voltar mais tarde.
A violência só se vence com o amor. Não há outra solução. O violento só vai reconhecer que estava errado se, em troca, receber sinceros amor e carinho.
O Mistério
A Eucaristia celebra Jesus que aceita ser vítima da violência para tirar do mundo a lei da violência, a lei do mais forte. Quando ele disse “tenho sede” de amor, recebeu o vinagre do ódio gratuito e ele, então, reconheceu: “Está terminado”, não falta mais nada, morro por quem me odeia sem motivo. Essa morte é que abre o caminho da comunhão.
Padre José Luis Gonzaga do Prado
- PROFISSÃO DE FÉ
- Professemos a nossa fé. Creio…
- PRECES DA ASSEMBLÉIA
PR.: Irmãos e irmãs, roguemos ao Deus Todo Poderoso que inspire os nossos pedidos, e atenda, a seu tempo, as nossas súplicas. Após cada invocação vamos responder:
Ass. Senhor, ensinai-nos a amar!
- Concedei à Igreja, ser fiel ao ensinamento do Cristo, vivenciando por meio de suas pastorais, movimentos, serviços e ministérios, o amor como prática cotidiana, pedimos com fé:
- Por todos nós, para que nos deixemos guiar pelo Espirito Santo, e assim, possamos ser misericordiosos como nosso Pai o é, pedimos com fé:
- Por todas as pessoas que conduzem suas vidas por gestos de solidariedade e partilha, para que tenham sua recompensa no Reino, pedimos com fé:
- Iluminai, ó Deus da vida, os nossos governantes na condução do destino do nosso país, pedimos com fé:
Outras preces aos cuidados da Liturgia
- Senhor nosso Deus, ouvi as preces que Vos dirigimos com fé, conduzi-nos à bem-aventurança celeste. Por Cristo nosso Senhor.
Ass. Amém.
LOUVAÇÃO E AÇÃO DE GRAÇAS
- CANTO D AS OFERTAS
É o momento de fazer nossa oferta para manter as necessidades da comunidade, cantemos:
- Um coração para amar, pra perdoar e sentir, para chorar e sorrir, ao me criar tu me deste. Um coração pra sonhar, inquieto e sempre a bater, ansioso por entender, as coisas que tu disseste.
Ref.: Eis o que eu venho te dar, eis o que eu ponho no altar. Toma, Senhor, que ele é teu, meu coração não é meu. (bis)
- Quero que o meu coração seja tão cheio de paz, que não se sinta capaz de sentir ódio ou rancor. Quero que a minha oração, possa me amadurecer, leve-me a compreender as conseqüências do amor.
- CONVITE À AÇÃO DE GRAÇAS
- Irmãos e irmãs, demos graças a Deus por Jesus, que nos chama a participar de sua missão e, por sua presença no Pão da Eucaristia, nos sustenta no amor que supera toda forma de divisão, violência e todo mal.
Enquanto se faz um canto, o Ministro da Eucaristia traz o pão consagrado e o coloca sobre o altar. Todos fazem uma breve inclinação.
- O Senhor esteja com vocês.
Ass. Ele está no meio de nós!
- Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
Ass. É nosso dever e nossa salvação!
- ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS:
- Esta comunidade aqui reunida recorda a vitória sobre a morte, escutando a tua Palavra e repartindo o pão, na esperança de ver o novo céu e a nova terra, onde não haverá fome, nem morte, nem dor, e onde viveremos na plena comunhão do teu amor.
Ass. Glória a ti, Senhor, graças e louvor.
- Nós te damos graças, ó Deus da vida, porque neste dia santo de domingo nos acolhes na comunhão do teu amor e renovas nossos corações com a alegria da ressurreição de Jesus.
Ass. Glória a ti, Senhor, graças e louvor.
- Por este sinal do corpo do teu Filho, expressamos nosso desejo de corresponder
com mais fidelidade à missão que nos deste e invocamos sobre nós o teu Espírito.
Apressa o tempo da vinda do teu reino, e recebe o louvor de todo o universo e de todas as pessoas que te buscam.
Ass. Glória a ti, Senhor, graças e louvor.
- Antes de participar do banquete da Eucaristia, sinal de reconciliação e vínculo de união fraterna, rezemos, juntos, como o Senhor nos ensinou:
Ass. Pai nosso…,
- RITO DA COMUNHÃO
- Irmãos e irmãs, participemos da comunhão do Corpo do Senhor em profunda unidade com nossos irmãos que, neste dia, tomam parte da Celebração Eucarística, memorial vivo da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O Corpo de Cristo será nosso alimento.
- Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Ass: Senhor, eu não sou digno …
- CANTO DE COMUNHÃO
- Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão. Se fecharem uns poucos caminhos, mil trilhas nascerão.
Refrão: Muito tempo não dura a verdade nestas margens estreitas demais. Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais.É Jesus este pão de igualdade. Viemos pra comungar com a luta sofrida do povo que quer ter voz, ter vez, lugar. Comungar é tornar- se um perigo viemos pra incomodar. Com a fé e união nossos passos um dia vão chegar!
- O Espírito é vento incessante, que nada há de prender. Ele sopra até no absurdo que a gente não quer ver.
- No banquete da festa de uns poucos, só rico se sentou. Nosso Deus fica ao lado dos pobres, colhendo o que sobrou.
- Toda luta verá o seu dia nascer da escuridão. Ensaiamos a festa e a alegria fazendo a comunhão.
- ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
- Deus Todo-Poderoso, concedei-nos alcançar a salvação eterna e que sejamos
cumpridores da vossa Palavra. Por meio dela saibamos amar e perdoar sendo mais misericordiosos para com todos. Por Cristo, nosso Senhor. Ass. Amém
RITOS FINAIS
- AVISOS
- BENÇÃO FINAL
PR: O Senhor esteja convosco.
Ass. Ele está no meio de nós.
PR: O Senhor todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo nos abençoe e nos guarde.
Ass. Amém!
- CANTO FINAL
Ide pelo mundo, ide pelo mundo
e anunciai, e anunciai,
o Evangelho a toda criatura.
- Eu vós envio, servidores do Reino,
onde estiverdes eu convosco estarei.
Eu vos envio, despojados de tudo,
só levareis a bagagem do amor.
- Eu vos envio, promotores da paz,
ministros sois da reconciliação.
Eu vos envio, mensageiros alegres,
quem encontrardes tratareis com amor.
- Eu vos envio, testemunhas da vida,
clamor supremo, vocação universal.
Eu dou a todos vida plena e fecunda,
sinais de morte combatei, é o mal.
- Eu vos envio, construtores do amor,
fazei irmãos, Deus é o Pai, proclamai.
Cidade viva, um só povo formai,
um só batismo, só um Senhor adorai.